UFLA REGULAMENTA PROIBIÇÃO DO TROTE DENTRO E FORA DO CAMPUS

É comum encontrar pelas ruas da região central de Lavras, jovens maltrapilhos, enlameados, pintados e com as cabeças raspadas. É o chamado “trote universitário”. A palavra “trote” é definida pelo dicionário Aurélio como “zombarias dos alunos veteranos de uma escola sobre os calouros”.

A zombaria, entendida como uma “brincadeira”, não teria nada de mais em uma sociedade, como a brasileira, onde o humor e a piada fazem parte da cultura popular. Mas a zombaria, da forma como ela se apresenta, é, no mínimo, humilhação.

No caso dos estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla),o trote não será mais tolerado. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras (Ufla) regulamentou a proibição do trote estudantil em janeiro de 2008 e reeditou sua resolução em dezembro do mesmo ano. A resolução deixa claro que não é permitido qualquer tipo de ato estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento, dentro e fora do espaço físico da Universidade.

Penalidades - A resolução prevê, ainda, punições a veteranos que aplicarem o trote e a calouros nos quais o trote é aplicado, caso estes últimos permaneçam dentro do espaço físico da universidade trajando vestimentas ou portando adereços que caracterizem esta prática. O documento também diz respeito a professores, técnico-administrativos ou mesmo estudantes que testemunharem atos de trote no campus ou em locais de atividades acadêmicas e denunciarem por ser considerados omissos e se sujeitarem a responder o processo administrativo disciplinar.

E as penalidades não param por aí. No caso dos estudantes, essa transgressão pode levar a suspensão ou desligamento da instituição, penalidades previstas no Regime Disciplinar do Corpo Discente. Quanto aos servidores, as penalidades estão previstas no Regime Jurídico Único.

Disk-trote
- A Ufla também dispôs de um serviço de Disk-trote especialmente para quem quiser denunciar esse tipo de ação dentro ou fora do campus, sendo também possível fazer a denúncia por escrito. Basta encaminhar as anotações à Pró-Reitoria de Graduação ou entrar em contato pelo 3829-1154 ou pelos ramais 1154 e 333.

Fonte: Ascom Ufla

Postar um comentário

  1. Agora não adianta mais, depois que Gabriel morreu supostamente vitima de um trote na UFLA em Dezembro de 2007.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال