Lavras ocupa a 317ª posição entre as melhores cidades do país para se viver

Quatro entre os cem melhores municípios brasileiros para se viver estão em território mineiro. Puxados principalmente pela ampliação do mercado de trabalho e pelo aumento dos salários, Itabira, Ouro Branco e Belo Horizonte juntaram-se a Nova Lima, que já figurava no ranking elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Encabeçam um grupo seleto de cidades cujo Índice Firjan de Desenvolvimento dos Muncípios (IFDM) - uma espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medidor de qualidade de vida criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) - ultrapassa a nota 0,8, considerada alta. A cidade de Lavras ocupa a 317ª posição neste ranking.

■ Veja aqui a relação completa com o índice de desenvolvimento municipal de todas as cidades brasileiras.

Ranking estadual – Confira os índices obtidos por algumas cidades do Sul de Minas em relaçao às melhores cidades do Estado para se viver, segundo estudo feito pela Firjan:

Varginha - 5 ª
Itajubá – 12 ª
Pouso Alegre – 16 ª
Lavras - 24 ª
Três Corações – 35 ª
Ijaci – 81 ª
Ribeirão vermelho – 164 ª
Nepomuceno – 294 ª

Para chegar à classificação, a entidade elaborou três sub-índices: Educação (IFDM-E), Saúde (IFDM-S) e Emprego e Renda (IFDM-E & R). No cálculo, levou em conta fatores como qualificação dos professores e evasão escolar, atendimento pré-natal e taxa de mortalidade infantil, e estoque dos empregos formais e evolução dos rendimentos médios. Entre as mineiras, o propulsor para a subida no pódio das “top 100” foi o item que mexe no bolso da população. Com a economia em céu de brigadeiro, numa época de forte demanda por commodities, esses municípios receberam empreendimentos e levaram prosperidade econômica aos seus cidadãos. Vale lembrar que os dados são referentes a 2006.

Com relação aos estados, Minas saiu dos 0,7793, em 2005, para os 0,7911 pontos, em 2006, um incremento de 3,2%, apesar de permanecer como a quinta federação mais desenvolvida do país. Novamente, destaque para emprego e renda, cuja nota foi 0,8696. Já na vertente educação, o Estado recuou de 0,7257 para 0,7232, mesmo tendo subido da 7ª para a 5ª posição no ranking que avalia crianças na sala de aula e profissionalização dos professores.

Postar um comentário

  1. Lavras, como sempre, atrás de Varginha,Pouso Alegre, Itajubá...

    ResponderExcluir
  2. O povo de Lavras adora competir com Varginha e se sente inferiorizado...que bobagem...Nos primeiros lugares do ranking está Itabira, uma cidade horrorosa, que Drummond sentiu pena, porque foi deteriorada pelo minério...O critério este ranking, não tem a ver com qualidade do ar, de vida, de beleza...Porque eu acho Lavras linda, bem cuidada e sim, na frente de Vargfinha, Pouso Alegre e Itajubá.

    ResponderExcluir
  3. Lavras bem cuidada? Só se forem os buracos que estão sendo bem cuidados.

    ResponderExcluir
  4. Lavras bem cuidada e linda é sacanagem. Das cidades de MG que eu conheço sou mais Itajubá.

    ResponderExcluir
  5. Passei em Itajuba e Pouso Alegre.
    Essas nao sao cidades mas m...a.
    Falta eu ver ainda Lavras.
    Bem, cidades de minas gerais geralmente tem
    uma arquitetura de la pra bagda.

    ResponderExcluir
  6. sou Lavrense, mas não podemos discutir ranking, pq Lavras, esta perdendo mesmo espaço para cidades do mesmo porte,se não vejamos em Primeiro lugar fica Poços de Caldas, maior colégio eleitoral e IDH (indice de Desenvolvimento Humano) do sul de minas. segundo Pouso Alegre, Terceiro, Varginha, quarto, Passos, e em quinto lugar fica Lavras, então podemos ver que Lavras esta ficando para traz, em relação a outras cidades, é fácil retomar o seu lugar, é só fazer politicas publicas e deixar de fazer politicas as antigas. Ai de Lavras se não existisse a UFLA e seus estudantes, não sei oq seria da economia da cidade.Fazer uma cidade limpa é fácil quero ver as outras coisas funcionarem, é daqui uns dias Lavras avança sim mais é para o sexto lugar.

    ResponderExcluir
  7. Querer comparar Lavras com Varginha, na atual situação é brincadeira, Varginha esta muito na nossa frente, basta fazer uma visitinha la pra ver como anda, é so ver as rodovias de entrada e saida da cidade pra ver a diferença, uma cidade progressista começa por rodovias transitáveis, e industrias, oq não é o nosso caso.

    ResponderExcluir
  8. Incrível esse ranking das melhores cidades de Minas Gerais...Existem cidades que se desenvolveram muito.Divinópolis,por exemplo,com apenas 98 anos,é uma cidades polo.E nem citada foi nesse ranking das melhores cidades de Minas Gerais.Mas,como nada funciona nesse país,seria exigir demais que reavaliassem esse assunto.Mas foi bom,fiquei sabendo que existe uma cidade chamada Ribeirão Vermelho,e,que é uma das melhores cidades de Minas Gerais.Salve Divinópolis e parabéns pelo seu desenvolvimento e progresso.Linda cidade,reconhecidamente uma cidade planejada,urbanizada e voltada prá ordem e o progresso sempre.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال