-->

Ritápolis, São João Del Rei e Tiradentes se unem para celebrar o “Dia da Liberdade”

As cidades de Ritápolis, São João Del Rey e Tiradentes se uniram para celebrar o Dia da Liberdade, 12 de novembro, data do nascimento do herói da Inconfidência. O Vertentes da Liberdade levará à São João Del Rey show com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Compositores, intérpretes e cantores mineiros de peso também participarão do espetáculo em memória à história do progresso no estado, a partir das 19h, no centro da cidade.


Sob a batuta do regente Gabriel Rhein Schirato, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentará canções populares, reunidas especialmente para o Vertentes da Liberdade. Os arranjos têm assinaturas dos maestros Nelson Ayres, Gil jardim e Tulio Mourão - este responde também pela direção musical. Os intérpretes convidados são nomes consagrados do cenário musical mineiro e nacional, como o violinista Marcus Viana, que compôs o hino em louvor a Tiradentes, Canção do Herói, e os cantores de Beagá Titane, Anthonio, Sérgio Pererê, Laiza Moraes e os de São João del Rei, Mario Krauss e Marilane Santos.

A Orquestra dividirá o palco com uma banda formada por feras da música de Minas: o baixista Enéias Xavier, o saxofonista Cleber Alves, o baterista Edvaldo Ilzo e os guitarristas Renato Saldanha e Augusto Rennó. No repertório, canções sobre liberdade e Direitos Humanos – temas centrais da apresentação - de autores como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Lopes, Makely Ka e Tavinho Moura. Com a mesma linha temática das canções, o espetáculo contará ainda com a leitura poética de fragmentos de textos dos autores Adélia Prado, Frei Beto, Fernando Brant, Ghandi, entre outros.

O Vertentes da Liberdade será realizado anualmente e, para 2012, o público ganhará novas atrações. Túlio Mourão reforça que, para o ano que vem, o espetáculo principal envolverá teatro, música e dança pelas ruas dos municípios, tendo o dramaturgo João das Neves no comando da direção artística.

O Vertentes da liberdade foi criado a partir do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Domingos Sávio (PSDB/MG), que institui o 12 de novembro, data de nascimento de Tiradentes, como o Dia da Liberdade. Outros dois eventos marcam a semana cívica na região: A Comenda da Liberdade e o Ciclo de Debates. A Comenda foi criada pelas prefeituras e câmaras municipais de Ritápolis, São João del Rei e Tiradentes, como símbolo do encerramento da disputa entre as cidades acerca da localização da Fazenda do Pombal – local de nscimento de Tiradentes.

A honraria será entregue a personalidades das comunidades dos três municípios em solenidade marcada para o dia 13 de novembro, na Fazenda do Pombal. Os visitantes e moradores das cidades poderão participar também do Ciclo de Debates, entre os dias 10 e 12 de novembro.

03/11/11

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: