-->

Senar treina internos da Fazenda Senhor Jesus na Olericultura Básica

Há 28 anos, a Fazenda Senhor Jesus, em Lavras, trabalha com dependentes químicos. Hoje a comunidade atende 48 homens de várias idades. Durante o período de recuperação, os internos realizam diversas atividades rotineiras na fazenda, inclusive na horta, que atende às necessidades da casa.

Pensando em ampliar o conhecimento e oferecer-lhes uma nova fonte de renda e trabalho, o Sindicato dos Produtores de Lavras, em parceira com o SENAR MINAS, promoveu, na sede da fazenda, o curso de Olericultura Básica em Cultivo Orgânico.

O curso ministrado para dez participantes teve carga horária de quarenta horas. Durante cinco dias, foram abordados temas como agricultura orgânica (conceitos e legislação), fisiologia vegetal, escolha do local para cultivo de olerícolas orgânicas, amostragem do solo, preparo dos insumos orgânicos, instalação do viveiro, obtenção de mudas orgânicas e noções sobre colheita, padronização e comercialização.

O instrutor do curso, o agrônomo Nilmar Arbex, acredita que eventos em instituições como essa são importantes, pois, além da qualificação, favorece a reinserção social dessas pessoas. “O lema da instituição é recuperar o dependente através da oração e do trabalho e o SENAR com o seu trabalho ajuda para que isso aconteça”, ressalta o instrutor.

Para o administrador da fazenda, Padre Antônio Marcos Damásio, com o curso do SENAR eles aprenderam a lidar corretamente com a horta. Ele disse também que o treinamento é uma forma de inseri-los no mercado de trabalho. “Eu vejo com bons olhos essa oportunidade dada pelo SENAR, e com certeza esse curso vai ajudá-los muito”.

Para Marcos Ramos, um dos internos, o curso foi proveitoso e vai ao encontro da filosofia da fazenda que é recuperar o dependente químico através do trabalho. Ele disse ainda que com o treinamento pretende cultivar olerícolas orgânicas em sua propriedade em São Paulo. “Parabéns ao SENAR pela oportunidade de realizar esse treinamento e esperamos que outros ocorram”, disse Marcos.

23/12/11

Fonte: Ascom SENAR Minas

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: