-->

Projeto incentiva atividades culturais em Nepomuceno

A Prefeitura de Nepomuceno, através de parceria com Gestor Cultural de Belo Horizonte, teve pela primeira vez um projeto aprovado com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.O convênio firmado será executado na cidade em fevereiro, com toda a programação gratuita.

A partir do trabalho voluntário de Terezinha Boson, que mantém há 04 anos um grupo de teatro com crianças de Nepomuceno, da iniciativa de Marcos Boson, gestor de projetos, e Tiago Sgarbi, gestor cultural, o projeto Cultura em Nepomuceno é uma iniciativa pública que rendeu bons frutos à população, incentivando a promoção do teatro local e oferecendo apresentações gratuitas de espetáculos premiados na cidade.

Monólogo "Apareceu a Margarida". Fotos: Ascom Pref. Nepomuceno - divulgação.

A primeira atração a ser apresentada é o espetáculo Mania de Explicação, um teatro de bonecos com cinema de animação. A peça fala de uma garotinha que busca explicações para várias palavras que são apresentadas de uma forma especialmente poética e lúdica, o encontro de Isabel, a “menina filósofa”, com o mundo que a cerca e a sua incessante busca por entender o significado das coisas e dos sentimentos.

"Mania de Explicação" uma das atraçaões do projeto.
O espetáculo é destinado a um público amplo, formado por crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais. A peça hoje contabiliza a marca de 60.000 espectadores, tendo sido apresentada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “

A multi-premiada produtora do espetáculo, Wanda Sgarbi (prêmios nacionais: Shell, Molière, Mambembe, Sated, Sinparc), coordenará, ainda, uma oficina de artes plásticas para professores e artistas da cidade, ensinando como confeccionar bonecos através de materiais reciclados, além de receberem técnicas de manipulação de bonecos.

O segundo espetáculo trazido de Belo Horizonte é o “Apareceu a Margarida”, da Flores de Jorge Cia Cênica, um monólogo que traz a imagem da tirânica professora Margarida, que se utiliza de um amplo leque de recursos, desde a sedução e a chantagem, passando pela demagogia até a repressão aberta, para maltratar a sua turma de alunos e envolvê-los no seu universo de devaneios. Este espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos.

Para fechar o projeto, a trupe Natal + Justo - Uma outra forma de nascer, fará a apresentação da peça “Os 10 problemas que assolam o mundo, inclusive o Brasil”. O espetáculo é uma comédia que retrata com perspicácia os grandes problemas da sociedade contemporânea, através de diálogos simples e descontraídos. A peça conta a história de um cego que parece enxergar muito melhor os grandes problemas da nossa sociedade do que a maioria da população. Temas que tratados com humor, nos convidam a uma boa reflexão.



Confira a programação gratuita:
 04/02, sábado, 20h – Quadra Poliesportiva – Mania de Explicação
05/02, domingo, 20h – Praça Matriz – Mania de Explicação
11/02, sábado, 20h – Auditório da Casa de Cultura – Apareceu a Margarida*
12/02, domingo, 20h – Teatro Abreu Carvalho – Os 10 problemas que assolam o mundo, inclusive o Brasil.
*Serão entregues senhas 01h antes do espetáculo. Sujeito à lotação do espaço.


De acordo com o art manager Tiago Sgarbi, coordenador do projeto, é muito importante levar esse tipo de projeto para cidades do interior de Minas, descentralizando a produção cultural do Estado. "Nepomuceno tem um grupo de jovens crianças que precisam ter contato com espetáculos profissionais, para poderem acreditar e vislumbrar possibilidades reais na arte”, destacou.

13/01/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Anônimo10:35

    nossa q bacana deviam fazer isso aqui em lavras tbnm né? cidade universitária que não tem nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:30

      Calma meu amigo...janeiro já esta chegando e a partir de janeiro...Lavras Pode Mais!! kkkkkkkkkk

      Excluir