-->

Centro de Educação Ambiental abre temporada de visitas

O Centro de Educação Ambiental – ECOLÂNDIA – da 6ª Cia PM Ind MAT iniciou suas atividades, no ano de 2012, com a visita de 51 crianças do SESI/Lavras e 35 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Os visitantes receberam noções de conservação e preservação das águas e do meio ambiente, além de conhecerem um pouco do universo dos animais peçonhentos.

Militares, alunos e equipe pedagógica do SESI Lavras
Os visitantes foram recepcionados pelo Sd João Bosco, Sd Lorene e a graduanda do UNILAVRAS, Suelen.

O “Projeto Ecolândia”, que desde 2006 concilia educação e lazer para a formação de uma relação mais saudável e responsável com o ambiente. Sua criação tem ajudado a prática da Educação Ambiental e também a promover o contato e o respeito com a natureza, aproveitando os aspectos ambientais e paisagísticos já existentes.

Os 35 alunos do Colégio Tiradentes (CTPM) participaram de uma exibição de vídeo sobre a conservação ambiental e participaram de uma palestra sobre os impactos da ação antrópica sobre os diversos ambientes terrestres. Houve um momento para discussão sobre o uso e reuso das águas superficiais e subterrâneas, além de uma explanação sobre as características das serpentes comumente encontradas no sul de Minas Gerais.

Desde a sua criação, em agosto de 2006, o Ecolândia recebeu mais de 16.453 visitantes. O local passou a ser uma referência na Educação Ambiental para as cidades de Lavras e região. As visitas ao Centro são previamente agendadas e tem caráter prioritário para educação. Alunos da Universidade Federal de Lavras – UFLA - do Centro Universitários de Lavras - Unilavras - e policiais militares pertencentes a Sexta Cia PM Ind MAT são responsáveis por receber os visitantes, ministrar palestras e acompanhá-los durante todo passeio.

O Centro é composto por uma área de 04 (quatro) hectares, com espaço para palestras e oficinas. Existe um pequeno bosque onde podem ser encontradas espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica e do Cerrado, além de nascentes de água. A área é cortada por uma rede de trilhas, onde foram criados ambientes de parada para interpretação com placas identificando as espécies de plantas. Conta também com três lagos naturais e um serpentário.

O Centro dispõe da seguinte programação para as visitas: - palestras sobre temas ambientais; teatro de fantoches; passeio pela trilha ecológica e interpretativa; apresentação das serpentes vivas; piquenique; playground; travessia das pontes suspensas; visita à galeria de animais taxidermizados e à exposição de fotos e materiais aprendidos.

Para a visitação é necessário agendar pelo telefone (35) 3829-2108, de segunda a sexta, das 8:30hs às 12:00hs e das 14:00hs às 18:00hs.

28/03/12

Fonte: Ascom 6ª CIAMAT

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
1 Comentário(s)

1 comentários:

  1. Anônimo20:27

    A ECOLÂNDIA É UMA POLÍTICA PÚBLICA SÓCIOAMBIENTAL QUE DEU CERTO. PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESTA INICIATIVA (POLÍCIA MILITAR, UFLA, UNILAVRAS, ETC...). ESTE É UM PROJETO QUE ENCHE TODOS NÓS LAVRENSES DE ORGULHO!

    ResponderExcluir