-->

Candidato do PSD fala sobre proibição do uso de sobrenome

Uma ordem da Justiça Eleitoral contra Marcos Cherem, candidato do PSD a prefeitura de Lavras, esquenta o debate político em Lavras neste início de disputa pelo Executivo Municipal.

O motivo é a ação movida pela coligação “Unidos por Lavras”, do candidato Silas Costa Pereira, questionando a veiculação de anúncios feitos pelo deputado em jornais e outdoors espalhados pela cidade, destacando a atuação do parlamentar lavrense na conquista de vários benefícios para a cidade. A ordem judicial determinou que fossem retirados todos os outdoors com a publicidade do deputado.

A divulgação do sobrenome CHEREM, com identidade visual quase “idêntica”, com aspectos positivos atribuíveis ao deputado estadual, estaria favorecendo tanto Marcos Cherem quanto a Fábio Cherem, beneficiando a candidatura do primeiro.

Segundo a representação, Luiz Fábio e Marcos estariam veiculando propagandas ilegais e praticando “abuso de poder”, razão pela qual é pedida a inelegibilidade por 8 anos, multa e a cassação dos registros dos candidatos beneficiados pelas peças publicitárias.

Em sua página no Facebook , o candidato do PSD à Prefeitura de Lavras, Marcos Cherem, se manifestou sobre a decisão judicial.

Leia abaixo, na íntegra, a manifestação do candidato do PSD:

Meu nome é Marcos Cherem, fui batizado sob esse nome e sobrenome e assim fui registrado em 14/07/1966, há exatamente 46 anos.


Sob esse nome, que recebi de meu pai Luiz Cherem e minha mãe, Regina Vitória Ticle Cherem, cresci, estudei, me formei, casei-me e constituí minha família, ao lado da minha esposa Patrícia Bicalho Cherem e de minha filha Cristina Bicalho Cherem.

Tenho dois irmãos, Luiz Fábio Cherem, José Cherem e uma irmã, Maria Luiza Cherem, que também constituíram suas vidas e famílias sob o sobrenome Cherem. Em 2008, desconhecidos politicamente, eu e meu irmão, iniciamos a construção de nossa trajetória política. Sou vereador desde 2009 e sou reconhecido por todos os lavrenses através do meu nome e sobrenome: Marcos Cherem.

Acatando essa decisão, utilizarei neste momento, apenas meu nome “Marcos”, como cidadão que respeita as instituições, mesmo diante da patente injustiça de estar impedido de usar meu nome de família.

Na certeza de que essa decisão, que nos remonta aos tempos da ditadura e da censura, será revertida, permaneço, ao lado da minha família, mais firme do que nunca no meu propósito de prosseguir nossa caminhada".

16/07/12

Leia também:





Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
44 Comentário(s)

44 comentários:

  1. Anônimo12:17

    É MEDO DO SILAS.

    ResponderExcluir
  2. Marcio Nilo13:39

    A guerra está declarada. Daqui pra frente é só bolada nas costas...rs

    ResponderExcluir
  3. Simão Pedro14:53

    Dá pra perceber que o centro de gravidade da política lavrense se deslocou da razão para o ressentimento. O Fábio Cherem fez a mesma coisa com a Jussara Menicucci tempos atraz. Agora recebe o troco. Onde isso vai parar? Só Deus sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17:24

      Certamente, isso só vai parar quando deixarmos de ser bobos e anularmos o voto nas eleições de outubro. Muitos dizem que ao anular nosso voto não estamos contribuindo para futuro de nosso País, Estado ou Município; mas também não podemos votar quando os candidatos não oferecem condição para governar. "É uma questão de lógica".

      Excluir
    2. Anônimo20:52

      Concordo com vc.

      Excluir
    3. Anônimo20:35

      CONCORDO TAMBEM POIS JA EM CINCO ELEIÇOES QUE VOTO ZERO ZERO E CONFIRMO E TEM CANDIDATO QUE JURA QUE SOU ELEITOR DELE (BOBINHO NE ) VAMOS FAZER UMA CORRENTE PARA O VOTO NULO

      Excluir
  4. Anônimo17:48

    É a justiça eleitoral sendo usada para censurar um canidato. Até quando teremos que suportar estes politiqueiros que se acham donos da cidade. Até agora nenhum plano de doverno, nenhum debate de idéias, só perseguição, revanchismo, bate boca e mentiras veiculadas por todas as formas. Isto é muito bom para quem não tem um programa de governo para ser apresentado. Sou contra a censura, o argumento não me convence, a prefeita, o ex-governador, o deputado filho do ex-governador da Bahia, os filhos do presidente do senado, TODOS, usam e abusam do sobrenome de parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:53

      Com todo respeito, o senhor está desinformado, está falando de um assunto que não conhece ou não procurou se informar devida e claramente.
      O espirito da decisão não é esse.

      Excluir
    2. Anônimo14:25

      É mesmo? Parece que o TRE não pensa como o senhor. Mas se quizer explicar o "espirito" da decisão eu estou esperando anciosamente.

      Excluir
  5. Anônimo19:25

    ordem judicial nao se discute, cumprice.
    jussara deixa de ser ma vc ja fez o que tinha de fazer, ja aproveitou oque tinha de aproveitar
    ja empregou quem tinha de ser empregado o que vc quer mais?
    deixa de bobagem se vc pudesse candidatar vc ganharia outra vez; dicutir e baixar o nivel se as eleiçoes fosen hoje todos ja sabem em quem votar CONCORDA

    ResponderExcluir
  6. Giuliano07:43

    O Cherem já voltou. A justiça tarda mas não falha. Agora vê se disputa no voto Silas. Ou então sai de fininho. Na hora de aparecer ao lado da prefeita em tudo que é propaganda e inauguração você pode; na hora de ir nas escolas e PSFs fazer campanha dentro de sala de aula e consultório, você pode.
    Agora o Marcos Cherem, que é o vereador mais atuante, médico dos mais conhecidos, usar o nome de família DELE não pode, porque vocezinho acha que é marketing e vão confundir ele com o irmão deputado, mesmo com uma foto de todo tamanho de um e de outro? Que medo hein cara. Quer ganhar no tapetão? Já perdeu. Pode preparar pra chorar na cama, que é lugar quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15:34

      CLARO QUE ELE PODE USAR O NOME DE FAMILIA DELE SIM GIULIANO,SOMENTE NÃO PODE DESVIAR VERBA PUBLICA E DEPOIS IR LÁ E FAZER DEPOSITO EM JUIZ E DIZER QUE NÃO FOI DESVIO DE VERBA,QUE FOI O MINISTERIO PUBLICO QUE INTERPRETOU ERRADO.

      Excluir
    2. Anônimo17:34

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
      VAI INVENTAR HISTÓRIA ASSIM LÁ NA CHINA. EITA ANALFA. BOM MESMO É A JUSSARA BEBENDO CHOPP, CAMPARI E VODQUINHA COM DINHEIRO DA PREFEITURA. SERÁ QUE O SILASCANDO TAMBÉM VAI FAZER ISSO? AFINAL, FOI SECRETÁRIO DE GOVERNO DELA...

      Excluir
    3. Anônimo20:22

      INVENTAR MENTIRA?
      LÁ NA AVENIDA ERNESTO MATIOLLI TEM AO LADO DO FORUM UM LUGAR LÁ QUE CHAMA "MINISTERIO PUBLICO DE MINAS GERAIS"
      BASTA VOCÊ IR LÁ E PERGUNTAR AO PROMOTOR QUE FEZ A DENUNCIA DOS 10 VEREADORES SE INVENTEI ALGUMA COISA.
      VOCÊ ESTA POR FORA FIOTE.

      Excluir
    4. Anônimo20:24

      A VERDADE É NUA E CRUA. O TRE-MG ACHOU ERRADO A MANOBRA DO DEPUTADO FABIO CHEREM PARA APOIAR O IRMÃO MARCOS CHEREM E PRONTO,NADA MAIS A DISCUTIR.
      OU FOI A JUSSARA MINICUCCI QUE COMPROU A GALERA DO TRE-MG?
      TENHO CERTEZA QUE DEVE TER ALGUEM PENSANDO ASSIM.

      Excluir
    5. Anônimo10:27

      DISTRIBUIRAM UM PAPELÓRIO DO SILAS ONTEM NA PRAÇA, DIZENDO QUE O MARCOS CHEREM NÃO IA PODER USAR O NOME CHEREM, BLÁ-BLÁ-BLÁ. FORAM DESMENTIDOS NO MESMO DIA, O NOME CHEREM FOI LIBERADO PELA JUSTIÇA, AFINAL É O NOME DO CARA, FOI PASSADO DE PAI PRA FILHO.
      SILAS, VOCÊ TÁ MUITO ARROGANTE E MAL ASSESSORADO PELO PANÇA, ZÉ EUSTÁQUIO E SEU FILHO SUB. FICA ANDANDO NA RUA PAULO COSTA PEREIRA, NOME DO SEU PAI. QUERIA VER SE VOCE NÃO PUDESSE ASSINAR SILAS COSTA PEREIRA. IA ASSINAR O QUE? SILAS MENICUCCI? AINDA BEM QUE O MARCOS CHEREM NÃO JOGA SUJO COMO VOCES E FICA ATACANDO SUA FAMÍLIA.
      DE SILASCANDO VOCÊ PASSOU PRA SILASCADO. KKKKK

      Excluir
  7. Anônimo10:12

    O senhor Marcos Cherem, paladino da ética e da moral, lembra-me um ex.senador da República, o senhor Demóstenes Torres. Este senhor ficou 10 anos no Senado verborragiando ética e moral, assim como faz o vereador Cherem em Lavras. Contudo, a mascara do Senador caiu e a mascara do senhor Marcos Cherem tambem começa a cair. Notem, toda pessoa que fica o tempo todo falando de ética e moralidade, no fundo é o pior dos bandidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:37

      Chora cavaco. KKKKKKKKKKKKKK. Cherem vem aí em outubro, a pior máscara é a dos marajás da prefeitura, como deve ser seu caso. Aproveite a boquinha até dezembro, depois, babau...

      Excluir
    2. Jose Maria Pereira14:39

      Pelo menos ele tem a coragem de dar a cara a tapa, ao contrarios de algumas pessoas que se ocultam no anonimato para atacar a honra de outros a quem invejam.

      Excluir
    3. Anônimo15:38

      ANÔNIMO VOCÊ ESTA REDONDAMENTE ENGANADO O SENHOR MARCOS CHEREM NÃO PARECE EM NADA COM O ILUSTRE EX-SENADOR DEMÓSTENES TORRES,ELE É BEM PIOR,FALA BONITO,MOSTRA FOTOS DO QUE ESTA ERRADO,SE APRESENTA COMO SALVADOR DA PATRIA,ELE LEMBRA EXATAMENTE O EX-PRESIDENTE FERANDO COLLOR DE MELO.QUANDO GANHOU A ELEIÇÃO DEU UMA BANANA PARA O POVO BRASILEIRO.
      MARCOS CHEREM E FENANDO COLLOR DE MELO,A UNICA DIFERENÇA ENTRE OS DOIS É A PROFISSÃO.

      Excluir
    4. Anônimo18:53

      E A ÚNICA SEMELHANÇA ENTRE VOCÊ E OS OUTROS 10 COMENTÁRIOS SEUS QUE EU VI HOJE É QUE TODOS FORAM FEITOS POR VOCÊ MESMO. HAJA ERRO DE PORTUGUÊS E RACIOCÍNIO TOSCO...

      Excluir
  8. Anônimo12:52

    Sem muitas novidades, a "Política" lavrense começa botar as mangas de fora.É notável que os candidatos estão preucupados com o poder e não com as melhorias a serem feitas à população lavrense. Estamos ante a uma situação deprimente quanto ao atual governo. Não são instaladas empresas de grande porte em nossa cidade desde a década de 90(noventa).O comércio, graças ao empenho dos micorempresários, sobrevive a duras penas por conta da falta de emprego ao povo lavrense. Não fosse o empenho da ACIL e CDL e sobretudo dos próprios microempresários, estaríamos sujeitos a ter que comprar produtos de cidades como Varginha, Pouso Alegre, etc...Lavras não se liberta das mãos de gente gananciosa que não se preocupa com os pricípios básicos da administração, como: Moralidade, impessoalidade, legalidade e eficiência. Nossa Câmara Legislativa esta sob suspeita de mau uso do dinheiro público e o povo de Lavras não enxerga isso; e o pior: "Lutam para eleger um candidato que está dentre os vereadores sob suspeita". Logo, enquanto alguém usar do voto para compensar um favor pessoal ou para um possível favor futuro, nossas crianças pagarão pelos erros dos próprios pais... durante várias décadas. "Cuidado amigos, para não garantir seu presente e afundar o futuro de seu filho."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuliano16:51

      Ô Voto de Protesto, vc deveria é dar a sua cara a tapa e sair do anonimato. Mostre que é macho, dê seu nome verdadeiro. Ficar no Face sob essa máscara e agora aqui, é coisa de covarde. Fica puxando saco do Eustáquio e finge que é isento??? Falei?

      Excluir
    2. jose rodrigues alves19:52

      você tem toda razão anonimo, e como se não bastasse, lavras é única cidade de grande porte da região que não tem outra concessionária que não seja a ford, fiat e a chevrolet, sendo que a ford a fiat estão sob suspeitas pois são da mesma dona, não competiram uma com a outra, e além do mais apareceu uma loja de uma marca diferente, não ficaram mais do que um mes, alegando que a cobrança da prefeitura era desproporcional, cobrança essa vai saber qual.

      Excluir
    3. Anônimo00:43

      É preciso de incentivo ao curso técnico em Lavras... Precisamos capacitar os nossos cidadãos, pois profissionais capacitados é que promovem o progresso... De que adianta grandes Empresas se não temos Mão de Obra Qualificada... Vamos contratar profissionais de Varginha??? E a população de Lavras, fica aonde??? O comércio por si só ja é forte, visto que a população flutuante de Lavras é Alta. Cadê o incentivo ao SENAI????

      Excluir
  9. È um absurdo uma pessoa não poder usar o sobrenome para exercer sua função como cidadão! Em que nível estamos chegando. Uma insegurança total demonstrou a prefeita Jussara ao executar tal feito falho e ridículo! Onde esta seu gabarito prefeita Jussara? Eu sei onde ele esta; Esta nos buracos da cidade, na falha da saúde pública, no desvio de dinheiro público que repercutiu até mesmo em mídia nacional. È ai, e em muitos outros lugares sujos que se encontra o seu gabarito...!!!... ESTAMOS DE OLHO...!!!... E O CQC TAMBÉM...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20:59

    Não conheço o Sr. blogueiro, dono deste espaço, mas quero parabenizar pela serenidade com que trata os assuntos.
    Imparcial e ético.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com a decisão da justiça eleitoral, pois ao me deparar com tal outdoor, vi que se tratava plenamente de uma campanha de promoção pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juninho07:04

      Promoção pessoal é levar o Silascado pra dentro de salas de aula com a Anália ou pros PSFs em plena hora de atendimento. Fora os jornalecos distribuidos pela prefeita com obras inacabadas.

      Excluir
  12. luizão21:04

    concordo com vc almir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:08

      luizão e almir, panelas do mesmo barro...kkkkkkk

      Excluir
  13. Anônimo15:30

    Estive algumas semanas longe de Lavras e quando aqui voltei li uma reportagem no "Estado de Minas" sobre as proibições impostas aos irmãos Cherem pelo TRE-MG,quando o ilustre deputado começou a encher a cidade de outdoors logo vi que era uma jogada política dos tempos da ditadura militar,eu,antes de ser um eleitor sou um cidadão lavrense e me senti traído,ultrajado em minhas concepções sobre política com essa manobra imunda o ilustre deputado simplesmente fez eu acreditar que ele acha todos os cidadãos e eleitores lavrenses são burros,analfabetos,desinformados e anencéfalos,mas existem muitas pessoas atentadas,aliás,hoje em dia com todo tipo de informação que existe não há mais pessoas desinformadas a não ser para o ilustre deputado que na sandice de colocar seu irmão a qualquer preço como chefe do executivo de nossa cidade agiu como um verdadeiro idiota,mostra como ambos estão muito mal assessorados e que desconhecem totalmente as leis eleitorais.
    Se mesmo antes de estar no poder já agiu assim de forma desleal e desonesta,imagina quando estiver no poder,caso isso venha acontecer.
    LAVRAS MERECE MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovaldo17:38

      Ilustre lavrense anônimo e ausente. Se você esteve fora de Lavras algumas semanas, como é que não viu os outdoors? Será que eles estavam tampados, ou será que você mora em outro planeta? Achar que os eleitores são energúmenos ou desinformados é coisa de gente que assessora o Silascado e a Jurubeba e tenta dizer que alguém em sã consciência pode confundir o médico dr. Marcos com o deputado Luiz Fábio. Isso SIM é querer chamar os lavrenses de burros, estúpidos, analfabetos e desinformados...

      Excluir
    2. Anônimo20:19

      GEOVALDO CHERENISTA DOENTE E QUE JÁ RECEBE PRA DEFENDER O SEU PÃO DE CADA DIA SEU IDIOTA,NÃO PERTENÇO A GRUPO POLITICO NENHUM MAS QUE O DEPUTADO FABIO CHEREM ESTAVA FAZENDO CAMPANHA PARA O IRMÃO DELE ISSO ATÉ ANALFABETO DE PAI E MAE SABE E CLARO QUE VOCÊ TAMBÉM SABE MAS SE ABRIR O BICO VAI SER DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA POR TRAIÇÃO.
      AGORA QUE OS IRMÃOS CHEREM PARECEM CO O FERNANDO COLLOR DE MELLO,NÃO TEM DUVIDAS DISSO.ELES DEVERIAM FAZER POLITICA LIMPA E NÃO TENTANDO ENGANAR A POPULAÇÃO,ISSO FICOU BEM CLARO COM AS MEDIDAS TOMADAS PELO TRE-MG.
      O PAI DELES DEVE ESTAR ROLANDO NO TUMULO PORQUE O SENHOR LUIZ ERA HONESTO E TRABALHADOR,DEVE ESTAR TRISTE COM A DUPLA DINAMICA DOS FILHOS DELE.

      Excluir
    3. José Rodrigues Alves15:33

      Você começa a ver quem vai perder uma eleição, quando se percebe que quem defende o candidato tem que se apresentar como "anônimo", é triste se não fosse engraçado.

      Excluir
    4. Geovaldo 2, o retorno17:51

      Já pode usar o Cherem de novo. E agora Zé Mané???? Chora. Uááááá.

      Excluir
  14. Anônimo19:43

    Pior é que tem gente que ainda acha errada a decisão do tre-mg.
    Onde estamos meu DEUS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOSÉ MARIA11:16

      ESTAMOS NO BRASIL, ONDE ATÉ A DECISÃO FINAL DA JUSTIÇA, NADA ESTÁ DECIDIDO. OU VC É A FAVOR DE JULGAMENTO SUMÁRIO? QUEM SABE VOLTAR PARA A DITADURA? OUTRA COISA, A DECISÃO DO TRE-MG HOJE É Q O NOME CHEREM PODE. E AGORA, VC É CONTRA O TRE-MG? E SEU NOME ANONIMO, PODE USAR OU NÃO?

      Excluir
    2. Anônimo21:13

      CARA NÃO ESTOU AQUI DISCUTINDO SE PODE OU NÃO USAR O NOME.
      O QUE NÃO É ACEITÁVEL É FAZER O QUE O IRMÃO DO MARCOS CHEREM FEZ,PREJUDICANDO A CAMPANHA DO PRÓPRIO IRMÃO,TENTANDO BURLAR A LEI ELEITORAL,ESTAVA NA CARA QUE ISSO IA PARAR NO TRE-MG SOMENTE QUEM É ANALFABETO NÃO ENXERGOU ISSO.ISSO É ASSESSORIA AMADORA.

      Excluir
  15. Paulo Cesar de Freitas22:01

    Sugiro aos ocupantes deste importante espa�o democr�tico a debaterem id�ias e solu�es para a cidade e n�o ficarem se agredindo por quest�es de somenos import�ncia. Os senhores aceitam?

    ResponderExcluir
  16. Cesar Cordeiro dos Santos22:04

    Eu achava que a morte da era Menicucci seria mais serena, mas depois do caso CHEREM vejo que n�o est� sendo. Que pena!!!!

    ResponderExcluir
  17. PAULO DA ÁGUA LIMPA09:01

    RECEBI HOJE UM PESQUISADOR DO SILAS, DIZENDO QUE ELE QUER OUVIR MINHA OPINIÃO. MINHA OPINIÃO SILAS, É QUE VOCÊ É UM FILHOTE DA JUSSARA QUE VAI CONTINUAR ESSE GOVERNO DELA, COM A MESMA TURMA QUE AÍ ESTÁ: SILVIO CÉSAR, BELKISS, ANÁLIA, MOURÃO, JÚLIO, VIASOLO, AUTOTRANS, COPASA, CHAPISCO, ENNIO, JULIO DE MELO, ANDRÉ DO VALE, CESAR MORI E OUTROS, MUITOS OUTROS...
    PELO AMOR DE DEUS, QUE MALA!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo10:47

    ESTA FODA

    ResponderExcluir