Cemig realiza encontro com a comunidade em Ribeirão Vermelho

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig apresenta nesta quinta-feira (12), em Ribeirão Vermelho, os procedimentos operativos das hidrelétricas de Camargos e Itutinga, localizadas na Bacia do Rio Grande. O encontro será realizado no Clube Social Ribeirense, na Rua Joaquim Braga, nº 07, a partir das 9h30, e também contará com a presença de representantes dos municípios de Itutinga e Lavras.

Palestras sobre a operação das usinas, segurança das barragens, meteorologia e ações ambientais compõem a programação.

Realizado no âmbito do Programa Proximidade, o encontro busca estreitar o relacionamento e promover o desenvolvimento social nas comunidades no entorno das usinas. Voltado para as lideranças comunitárias, representantes dos municípios da área de influência das hidrelétricas e imprensa local, o evento pretende informar a comunidade sobre o planejamento e condução dos processos das usinas, principalmente em períodos de cheias, ou mesmo de seca severa, que podem causar eventuais alterações nas rotinas operacionais. Serão abordadas ainda as práticas preventivas e de segurança dos reservatórios de modo a não oferecer riscos tanto para pessoas quanto para propriedades e meio ambiente.

Em Camargos, o reservatório é operado visando minimizar os impactos no período de cheias na região de Ribeirão Vermelho. Nessa época, o reservatório possui um volume de espera dimensionado para essa finalidade. Já o reservatório de Itutinga é a fio d’água e não tem poder de regular a vazão. “A formação do volume de espera e a implementação de rotinas de aviso para a comunidade, e m parceria com a Defesa Civil, contribuem para amenizar os efeitos das enchentes na região”, destaca o engenheiro de planejamento do sistema elétrico da Cemig, Andre Cavallari.

Localizada em Itutinga, no Rio Grande, a hidrelétrica apresenta capacidade instalada de 52 MW. Iniciou suas operações em 1955, conta com quatro unidades geradoras e possui reservatório a fio d’água. O comprimento total da barragem é de 550 metros e a altura é de 25 metros. Inaugurada em 1960, a usina de Camargos possui capacidade instalada de 46 MW. Com duas unidades geradoras, a hidrelétrica apresenta barragem com comprimento total de 598 metros e altura de 37 metros.

11/07/12

Postar um comentário

  1. A barragem não deixa os peixes passarem e continuar o seu ciclo de vida.
    Estão fazendo alguma coisa para resolver este problema.
    Esta pergunta é feita por milhares de pescadores, que tinham nesta diversão os seus momentos de lazer.
    Obrigado
    Romeu

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال