-->

Antiga Escola Padre Dehon vai receber horta comunitária do projeto TIM ArtEducAção

Uma horta comunitária, onde crianças e adolescentes de escolas públicas podem aprender a importância da sustentabilidade. Esse é principal objetivo da parceria firmada entre o TIM ArtEducAção de Lavras e a organização “Engenheiros sem Fronteiras”, que atua em mais de 40 países, e, em Lavras, é formada por 26 alunos de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com o acordo, no mês de agosto será construída uma horta comunitária na antiga Escola Municipal Padre Dehon, espaço que recebe todas as oficinas artísticas do TIM ArtEducAção. Assim, os 216 alunos que participam do Programa na cidade também vão aprender sobre a importância da conservação ambiental ao cultivarem os produtos plantados.

Gilmar Tavares, professor da UFLA e coordenador do projeto da horta, conta como surgiu a ideia da parceria. “Os voluntários do ‘Engenheiros sem Fronteiras’ procuraram espaços viáveis para a construção da horta e encontraram potencial na sede do TIM ArtEducAção de Lavras”. O professor explica como será a participação dos alunos no projeto. “O trabalho com as crianças será integralmente participativo desde a concepção, construção, passando pela execução e destinação dos produtos da horta”.

O método utilizado para a construção da horta será a permacultura, que consiste em planejar e manter sistemas ambientalmente e socialmente sustentáveis, além de justos e financeiramente viáveis. Para Gilmar, “o mais importante serão os processos interiores de valores humanos que pretendemos desenvolver com os alunos para que eles entendam que um mundo novo é possível: humano, limpo, conservado, protegido, saudável, solidário”, explica o professor.

Mariana Rezende, aluna de Engenharia Ambiental e integrante do grupo, fala sobre as atividades que serão realizadas na horta. “Vamos desenvolver junto com os alunos temas como educação alimentar e educação ambiental para que eles se tornem os principais atores sociais e dêem continuidade à atividade mesmo após o fim do projeto. Os alimentos produzidos serão doados para as famílias e para a merenda escolar, tornando visível o resultado do trabalho das próprias crianças, as motivando ainda mais”, afirma.

Deborah Rezende, articuladora do TIM ArtEducAção de Lavras e chefe do Departamento de Cultura, ressalta a importância do projeto. “A parceria com o “Engenheiros sem Fronteiras” vai expandir as atividades do TIM ArtEducAção para além da arte e da cultura e mostrar para as crianças e adolescentes a importância do meio ambiente. O Programa está um sucesso e servindo de exemplo para outros projetos sociais da cidade”.

09/07/12


Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: