-->

Número de vereadores em todo o País crescerá 10% em 2013. Em Lavras, o aumento foi de 70%

O total de vereadores em atuação no Brasil crescerá 10% a partir de janeiro de 2013, quando os novos limites de parlamentares nas Câmaras Municipais definidos pela emenda 58 começam a fazer efeito. Ao todo, a população elegerá 56.810 vereadores nas eleições de outubro, 5.070 a mais que no último pleito, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado nesta segunda-feira, 2.
A medida toma como base a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2011.

Entre os 5.566 municípios do País, 2.153 foram autorizados a aumentar sua bancada de vereadores devido às novas faixas populacionais. Segundo a pesquisa, das 2.125 cidades que responderam ao questionário, 1.535, ou 72%, mudaram sua Lei Orgânica Municipal para ampliar o número de parlamentares. “Desse total, 1.291 municípios (ou 60%) alteraram o total de vereadores até o limite máximo permitido”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A emenda 58 também alterou o porcentual máximo do orçamento municipal que pode ser destinado às Câmaras, o que impediu o aumento no número de cadeiras em cidades com restrições orçamentárias. A medida, contudo, não é suficiente para evitar o “elevado gasto de recursos públicos” decorrente do inchaço das Câmaras, segundo a CNM.

O Estado campeão de crescimento no número de vereadores é o Rio de Janeiro: os municípios cariocas, somados, devem eleger 1.362 vereadores nas eleições deste ano, 34,5% a mais do que no pleito de 2008. Em segundo está o Pará, com a estimativa de eleger 1.811 vereadores em outubro, 32,8% a mais do que há quatro anos.

Em Lavras, o aumento de vagas na câmara de vereadores foi exatamente de 70% passando de dez vagas atuais para dezessete a partir de 2013.

03/07/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
21 Comentário(s)

21 comentários:

  1. Anônimo10:21

    Já acho dez um número excessivo para o trabalho que realizam na cidade.
    Seria mais interessante uma renovação TOTAL desse número atual do que esse aumento abusivo de salários que serão pagos pelo cidadão, o que trabalha de verdade.
    Hoje na política lavrense não existe NINGUÉM interessado no bem da população. Só pensam no próprio bem e própria promoção.

    ResponderExcluir
  2. Maria Vitória10:24

    Lavras não precisa de mais vereadores. Precisa de vereadores MELHORES, isso sim! Mais dinheiro desperdiçado com um bando de inúteis que só pensam em si mesmos. Claro que tem exceção mas isso só confirma a regra. Quem sabe este ano a coisa muda? depende de VOCÊ eleitor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sra. Maria Vitória,Nao precisaria esta quantia,porem,em situaçoes que vivemos pode ser que,fica mais dificeis para excutivos fazer pagamentos a propinas e neste casos fica aquele jogo que nao posso ficar fora das fracatuas,e outra coisa é nescessario que vote em candidato que tem ideia que possa bem melhor a beneficia-la ate mesmo questionando os Dep.Est. e Fed.temos no Brasil em torno de mais de 60 Mil Vereadores que se tornou se grande parasitase nós nao podemos aceitar, o povo Maria Vitória tem que convidar os canda. a reunir e exigir o que os moradores precisa e o acha abusivas as leis e proj. de deputados nas duas esferas,façamos istos ou ficamos assim com os parasitas,Amemm Lazaro...facebook lazarodesousamachado@bol.com.br cel. 33 9123 6450

      Excluir
  3. Anônimo15:36

    A votação para o aumento do numero de vereadores na Camara Municipal de Lavras foi feita na surdina, sem houvir a população (que é quem paga este salario abusivo de R$ 6.903,00 , mais 13º slario, ferias de 04 meses e outras mordomias, para uma reunião semanal de 02 horas). Vamos exigir de nossos candidatos o compromisso de propor e votar a redução do numero de vereadores para 2016.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:01

    NÃO VOU VOTAR EM NINGUEM,NEM PARA PREFEITO E NEM PARA VEREADOR E ESPERO QUE A GRANDE MAIORIA DOS ELEITORES DESSA CIDADE FAÇAM O MESMO.
    BASTA LEMBRAR DA REPORTAGEM DO CQC.
    AI TENHO CERTEZA QUE QUANDO FOR LÁ VOTAR VAI DAR NAUSEAS.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo08:07

    Tomara que com a saída de nossa digníssima prefeita, ela leve esse bando de parasita com ela. Tem uns na camara que ja passaram da hora de desocupar o bêco. Vão arrumar outra têta pra mamar.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:34

    RENOVAÇÃO DA CÂMARA JÁ!!! VAMOS VOTAR PRA TURMA TODA SAIR!! CHEGA DE ÊNIO, HELENA, SEBASTIÃO,ANDERSON........A PATOTA TODA!! FORA COM ELES!!

    VERGONHA , VERGONHA , VERGONHA NA CARA DE NÓS ELEITORES, NÃO VAMOS PERDER ESSA OPORTUNIDADE!!! ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS;APESAR DA COMPRA DE VOTOS QUE JÁ ESTÁ CORRENDO SOLTA POR AQUI; MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NÃO FALTA MAIS NO AQUENTA SOL NEM NO NOVO HORIZONTE, CONSULTAS MÉDICAS ESTÃO APARECENDO DO NADA NÉ DOUTOR .... VAMOS TENTAR PELO MENOS CONVENCER OS MENOS FAVORECIDOS QUE CONTINUAM VOTANDO NO ESCURO; NESSES POLÍTICOS DE ARAQUE QUE NÃO SABEM OQUE É TRABALHAR PARA O POVO, PELA CIDADE E QUEM SABE AS COISAS COMEÇAM A MUDAR EM LAVRAS " CIDADE DOS POLÍTICOS DE ARAQUE, RUAS SUJAS, LOTES VAGOS, CÃES NAS RUAS, BURACOS,E MUITO MAIS!!! VAMOS TIRAR ESSA TURMA DA NOSSA VIDA,VAMOS MUDAR O VOTO!!! PESSOAS DE BEM EXISTEM,VAMOS PROCURÁ-LAS E VOTAR CERTO.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16:47

    Para fazer o que fazem: dar nome em ruas, titulo de honra ao merito, titulo de cidadão honorario, gastar nosso dinheiro com telefone, lanches, combustiveis, manutenção dos seus veiuculos, etc, etc e reunir uma vez por semana para rezar, falar de romarias, movimento sindical, meio ambiente, dizer quem morreu e outras coisitas mais, acho que uns 03 (tres) cidadãos sem remuneração dariam conta do recado. Fora todos os vereadores. Vamos renovar esta camara e exigir a redução dos salarios e do numero de vereadores. E ainda ficam invenstado moda para gastar mais dinheiro, tal como a cosntrução de um palacio, nomeando assessores sem necessidade (se for necessario que se faça concurso publico).

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22:15

    VERGONHA!VERGONHA!VERGONHA!
    VAMOS TODOS OS ELEITORES LAVRENSES VOTAREM NULOS PELO AMOR QUE VOCÊS TENHAM A DEUS.
    ESSES SAFADOS DESVIARAM VERBA PÚBLICA,FORAM DENUNCIADOS PELO MINISTÉRIO PUBLICO.INCLUSIVE O MARCOS CHEREM QUE É CANDIDATO A PREFEITO.
    VAMOS ANULAR NOSSOS VOTOS,SE NÃO HOUVER 50% DOS VOTOS VALIDOS SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA TEM QUE TER OUTRA ELEIÇÃO,VAMOS LÁ TODOS VOTAREM NULOS.
    LAVRAS MERECE MAIS.
    NOS FAZEMOS A REVOLUÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo06:52

    O ilustre vereador Marcos Cherem em uma das reuniões da câmara esbravejou,falou um monte sobre a PPP do lixo disse que deveria ser discutido com a população e tal e sobre o aumento do numero de vereadores na cidade ele nada disse,isso sim acho que deveria ser discutido com a população pois gera mais custos ao municipio.
    Sabe ilustre vereador você é apenas mais um,nada mais que isso,muito falante como um grilinho,espalhafatoso como um adolescente fascinado.
    teorico como os filosofos,apenas isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:17

      Ilustre toupeira: a PPP do lixo custará mais de 200 milhões de reais se for aprovada conforme sua chefe quer. Pior que ser parcial, é ser burro.

      Excluir
    2. Anônimo08:05

      Idiota!estou apenas dizendo que como a PPP do lixo o aumento de numero de vereadores também teria que ser discutido com a população,seu idiota,é de interesse de todos os candidatos a prefeito que o numero de vereadores seja maior.
      Não gosto da Jussara e tão pouco do Marcos Cherem,mas uma coisa temos que concordar né.
      Qual das familias fez mais por Lavras.
      MINICUCCI ou CHEREM?
      Por gentileza me responda?
      Sabe tudo voce heim.
      Gostosão da bala chita.
      mais um otário que já esta mamando no CHEREM.

      Excluir
    3. Anônimo12:14

      Ai que agressiva! A mamata tá no fim. Pela sua família, quem deve ter feito mais com certeza são os "Minicucci", já que pelo visto, apesar de "não gostar da Jussara", vocezinha se comporta e xinga e bufa, como um lacaio bem pago. E o pior, pago com dinheiro público, muito provavelmente um comissionado que não faz nada.

      Excluir
  10. Simão Pedro08:45

    Como se explica ofato de uma cidade como Poços de Caldas, muito maior e melhor que Lavras, ter 12 vereadores e Lavras ter 17? será que Lavras vai progredir mais que Poços por causa disso? claro que não! Lavras precisa de mais creches ou de mais vereadores? precisa de mais industrias ou de mais vereadores? precisa de mais infra estrutura urbana ou mais vereadores? Em Pouso Alegre, aumentou de 11 para 15 vereadores – o município poderia ter até 19. Em Varginha, o número de legisladores aumentou de 11 para 15 - número máximo permitido. Em Passos, não houve mudanças e o município continua com 12 representantes, quando poderia chegar a 17 vereadores. Em Itajubá, a Câmara vai continuar com 10 vereadores, mas pela lei, poderia ter até 17. MALDITOS SEJAM TODOS AQUELES QUE APROVARAM O AUMENTO NO NUMERO DE VEREADORES EM Lavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15:09

      Deveriamos cobrar esta explicação do presidente da Camara pois o projeto partiu da mesa diretora. Este individuo se acha no direito de fazer o que bem entende, sem consultar a população, tal como a construção de um palacio no lugar de uma praça, a nomeação de asponios bem remunerados.Mas tudo isto poderá ser revertido é só o povo se manifestar e exigir.

      Excluir
  11. Anônimo10:01

    Escolham bem seus candidatos a prefeito e vereadores. A decisão e a responsabilidade estão conosco, eleitores.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:54

    Temos que reformar, o quanto antes, nossa Câmara Legislativa, o aumento do número de cargos em Lavras foi bem maior comparado aos demais municípios. Isso, sem dúvida, foi estratégia dos atuais vereadores para garantirem seus cargos nas próximas eleições.Se a população Lavrense quiser continuar sem emprego pelos próximos quatro anos e ver Lavras parada no tempo pelas próximas décadas, basta votar nos atuais vereadores. Certamente, não contribuirão em nada para o avanço da cidade ante ao cenário nacional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo08:08

      Não temos que reformar nosso legislativo.
      Temos é que votar nulo para prefeito e vereadores.
      Imagina aqui em Lavras sendo obrigado a ter outra eleição porque a população optou por não votar em ninguem?
      Isso sim seria uma vitória nossa.
      Imagina só,Lavras seria reportagem principal do JN.
      Seria nossa vingança contra tudo que esta ai.
      Sempre soube que quem faz revolução é o povo.

      Excluir
  13. Anônimo09:46

    achei a soluçao para o problema do buraco do chapisco
    e so ele fazer o quem fica em pe, atração principal e a juju e teus pelegos.
    e quem ganhar leva pra casa ccccccceeeeeeeeeeeeemmmmmmmmm mmmiiiiiiiiiiiillllllll rrrrreeeeeaaaaiiiiiis.
    quer dizer sem dinherinho no bolso esta turminha jurastica ai nao fica

    ResponderExcluir
  14. Anônimo20:43

    VAMOS MUDAR TODOS PORQUE O NEGOCIO E BOM VAI NA FESTA DOS CAMINHONEIROS QUE TEM CANDIDATO A VEREADOR INFILTRADO LA VA E CONFIRNA

    ResponderExcluir