-->

Equipe de escola pública de Lavras vence campeonato mineiro de basquete sub-15

O esporte transforma vidas. Prova disso é a equipe de basquete feminino Verde Campo Lavras.

A equipe acaba de vencer de forma invicta o Campeonato Mineiro sub-15 pelo segundo ano consecutivo e ainda teve seis atletas convocadas para a Seleção Mineira da mesma categoria que vai disputar o Campeonato Brasileiro sub-15, em Brasília, entre os dias 25 e 30 de setembro.

O time, formado por meninas de um dos bairros mais carentes de Lavras, o Novo Horizonte, também é bi-campeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais sub-15.

A ideia de formar o time de basquete foi do técnico Ricardo Pacheco, em setembro de 2007. “O bairro Novo Horizonte sempre foi muito discriminado pela sociedade, tem uma grande população de crianças e faltava uma opção de lazer para esse público. Então resolvi encaminhar a Prefeitura o projeto de basquete para a Escola Municipal José Serafim e deu certo. No começo, as meninas nunca tinham nem visto um jogo do esporte, mas aos poucos foram se apaixonando pelo basquete”, conta.

Hoje, o time que no começo treinava descalço, é patrocinado pelo Laticínios Verde Campo, que além de inscrever e arcar com todas as despesas da equipe em campeonatos, disponibiliza durante todo o ano uma bebida protéica altamente nutritiva para as atletas. Mais de 100 crianças e adolescentes participam dos treinos e as conquistas recentes transformaram o bairro em motivo de orgulho para toda a população da cidade.

O Verde Campo Lavras melhorou a autoestima dos moradores, principalmente dos familiares dos atletas e contribuiu também para a diminuição da taxa de gravidez entre as jovens: queda de 80% para 20%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde da cidade.

Alessandro Rios, presidente do Laticínios Verde Campo, conta porque acreditou no projeto. “A Verde Campo procura repassar para a sociedade parte de seus conhecimentos e por isso somos responsáveis pela alimentação das meninas. Acreditamos na iniciativa do treinador e hoje ficamos felizes em saber que contribuímos para a transformação do bairro Novo Horizonte”, diz.

Mesmo considerando que Lavras tem um histórico muito positivo em campeonatos de basquete, o fato de metade da seleção mineira de basquete feminino desse ano ser formada pelas atletas da equipe Verde Campo Lavras é um fato inédito no esporte e no município”, reforça o técnico Ricardo Pacheco.

O projeto conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras, que tem incentivado outras modalidades no município.

05/09/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Anônimo23:43

    Parabéns a você Ricardo e às atletas! Essa notícia e o apoio que vocês receberam nos enche de orgulho.

    Um abraço. Miguel(ão).

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:24

    Parabéns!!!!!!!!! Isso mostra que podemos ter esperança na educação e que as oportunidades estão aí. Vão em frente, vocês são capazes de muito mais.........

    ResponderExcluir