-->

Levantamento feito pela AMM aponta que 70% dos municipios mineiros terão novos prefeitos

As eleições de 2012, em Minas Gerais, vão ficar marcadas pela grande mudança que vai ocorrer nas gestões públicas municipais. Dos 853 municípios mineiros, cerca de 620 cidades devem ter novos prefeitos em janeiro de 2013. Essa alteração representa uma mudança de, aproximadamente, 70% dos prefeitos mineiros.

A troca dos gestores mineiros pode ser ligada a diversos fatores, dos quais podemos destacar os atuais prefeitos que estão em segundo mandato e não poderão se reeleger, como é o caso de Lavras. Esses representam, segundo estudos Associação Mineira de Municípios - AMM, 46% dos atuais prefeitos ou 392 cidades de Minas.

Assim, dos 853 prefeitos mineiros, 461 podem disputar a reeleição. Mas, 103 desses gestores optaram por não disputar a reeleição, o que aumenta o número de novos prefeitos para 495, uma mudança significativa nas gestões municipais do estado, representando 58% das cidades mineiras.

Desta forma, apenas 358 cidades terão candidatos disputando a reeleição. Considerando a média das últimas eleições, Minas Gerais pode ter até 233 prefeitos reeleitos neste ano, o que representa menos de 27% dos atuais gestores públicos municipais do estado. Esses números comprovam uma significativa renovação do quadro atual de prefeitos em Minas.

Diante do cenário que se desenha, a AMM estima que entre 585 a 620 novos gestores estejam à frente dos municípios no estado. O que significa uma mudança de, aproximadamente, 70% dos atuais prefeitos.

Essa alteração no quadro de prefeitos de Minas Gerais vão significar novas oportunidades e, acima de tudo, muitos desafios aos novos gestores que vão encontrar um cenário de muitas demandas e obrigações nos municípios.

O certo é que a renovação ocorrerá, seja pela impossibilidade de reeleição do atual prefeito, seja pela vontade da população nas urnas.

19/09/12- O Lavrense

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: