-->

Sem Sair de Casa: site oferece serviços online para FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em uma explicação simples, é uma conta poupança aberta pelo empregador em nome do empregado com o objetivo de protegê-lo em caso de demissão sem justa causa, onde é depositado mensalmente 8% do salário do funcionário, horas extras, adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade), férias, 13º salário e Aviso Prévio (trabalhado ou indenizado). Todo trabalhador registrado em Carteira de Trabalho tem direito ao FGTS.

Criado na década de 60, o FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF), conforme a Lei nº 11.491, que oferece no endereço www.caixa.gov.br/fgts, um canal de serviços online diretamente voltado ao Fundo. Há também um site dedicado exclusivamente ao FGTS - www.fgts.gov.br -, que em 2012 registrou mais de dois milhões de acessos. São serviços que podem ser realizados tanto pelo trabalhador quanto pelo empregador, sem sair de casa.

Consulta - De forma rápida e prática, é possível, por exemplo, consultar saldo e extrato de contas vinculadas ao FGTS, inclusive inativas, extrato dos créditos complementares ou atualizar o endereço. No canal é possível, ainda, cadastrar-se para receber mensagens no celular com informações da conta do FGTS ou alterar o modo de recebimento do extrato, que pode ser por correspondência ou e-mail. Também oferece a opção de acessar a conta via celular, palm top e Tablet.

Ao acessar qualquer uma das opções de serviços e operações, o cidadão será remetido a uma página de identificação. Nela, você terá que informar o Número de Identificação Social (NIS) (PIS/PASEP), senha e digitar o código de verificação no campo informado. Se for o primeiro acesso, o usuário terá que ir em "cadastrar senha" e, em seguida, fazer um cadastro de informações básicas, como: número da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Título de Eleitor. Cadastro feito, serviços online disponíveis.

O trabalhador recebe o extrato do FGTS em casa, a cada dois meses, mas se não quiser esperar, basta acessar no canal o link "Extrato de FGTS". Nela o trabalhador poderá fazer a consulta de forma rápida e segura.

Caso não esteja recebendo o extrato na residência, o trabalhador deverá informar seu endereço completo em uma agência da Caixa, pelo internet no "Atualização de Endereço", ou, ainda, pelo 0800 726 01 01. No site, o empregador ou trabalhador ainda pode fazer o download do Manual de Orientações - Emissão de Extrato e Informações de Contas Vinculadas.

Outro serviço é o "Alerta FGTS". Nele, o trabalhador pode receber mensagens no celular (SMS) sobre as movimentações na conta vinculada ao FGTS. Para adquirir o serviço, basta acessar o canal e fazer a adesão. O cadastramento é feito online e o serviço é acessado gratuitamente mediante informação do NIS (PIS/PASEP).

10/09/12

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: