-->

Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança se apresenta em Lavras no domingo (21)

Foi o samba que levou a dançarina Mariana Muniz ao parangolé do pintor, escultor e artista plástico Hélio Oiticica. A partir dali, misturou-se ritmos e movimentos. E surgiu uma profunda pesquisa artística sobre o trabalho de Oiticica, desenvolvido pela Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança, que vem a Lavras apresentar o espetáculo IN-CORPO-R-AÇÕES no domingo, dia 21,  a partir das 10 horas, na praça Augusto Silva.

“O espetáculo é a junção de três outros trabalhos sobre esse tema das ideias e visão do artista Hélio Oiticica”, afirma Mariana Muniz. É que a companhia fundada por ela em 2000 já encenou Parangolés (2007), Nucleares (2008) e Penetráveis (2011). “IN-CORPO-R-AÇÕES é fruto de um movimento de revisão dos três trabalhos e que alinhave e junte as ideias dos três. Até o jeito que se escreve é como Hélio usa as palavras”, justifica.

Mariana Muniz diz ter ficado fascinada com o modo como Oiticica enxergava a arte. Foi o artista quem criou os parangolés, na década de 1960, que consistem numa espécie de bandeira ou estandarte de tecido, com tinta, papel, borracha, cola, plástico e outros materiais. Trazem mensagens de incorporação em cores, textos e grafismos. “Hélio dizia que os parangolés não eram para ser vestidos, mas para serem vividos. E que a obra só acontece se é incorporada”, aponta.

Vários aspectos de Oiticica chamaram a atenção da dançarina. Essa relação entre sujeito artista e sujeito vida. Para Hélio não havia uma separação entre arte e vida. Isso me fascinou quando entrei em contato com a obra dele. Pois para construir a obra é preciso viver sua profundidade”, explica. Até por isso Mariana quis revisitar os três espetáculos anteriores. “Ver o que tínhamos feito com a referência dele e ver no que daria.” O que deu? “Ah, o público vai ver domingo”, brinca Mariana. A apresentação do espetáculo IN-CORPO-R-AÇÕES tem duração de 45 min.

Mais informações: Secretaria de Cultura de Lavras - Tel: 3694- 4181.

19/07/13

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: