-->

Estudantes de Lavras vão participar da Competição Brasileira de Robótica

Alunos da Escola Municipal José Luiz de Mesquita irão participar, entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE), da Competição Brasileira de Robótica (CBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR). A Competição Brasileira de Robótica  é a principal competição científica nacional na área de robótica autônoma.  A equipe de robótica é composta por 12 alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental, separados em três grupos distintos.
Equipe obteve o 3º lugar  na Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no início deste mês em Uberlândia (MG),

Eles irão participar de forma independente nas modalidades de dança e corrida. Na primeira, os próprios alunos irão participar de uma coreografia o lado do robô, numa apresentação interativa, ao passo que na segunda, o robô disputa uma corrida onde o percurso é predeterminado e vence quem chegar em primeiro.

O projeto de Robótica na escola José Luiz de Mesquita teve início em 2012 através da parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), num trabalho coordenado pelo professor Ricardo Rodrigues Magalhães, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação. Mesmo com pouco tempo de preparação, naquele mesmo ano, a equipe marcou presença com vitórias nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica, participação também da etapa nacional, em Fortaleza.

Para as coordenadoras do projeto, o maior benefício do programa para os alunos é a melhora acentuada da autoestima e a abertura de novas perspectivas, mostrando que, apesar das dificuldades, com trabalho e empenho, é possível conquistar um futuro melhor.

No primeiro ano do projeto, atendendo a uma solicitação da UFLA, foram escolhidos os alunos que se destacaram na área de Exatas. Já em 2013, a ideia foi mesclar os de melhor rendimento com outros que tinham mais dificuldades, quando se verificou uma melhora no desempenho desses alunos.

15/08/13

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: