-->

Transtorno bipolar é a doença que mais causa suicídios, diz entidade

Uma estimativa da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) aponta que entre 30% e 50% dos brasileiros portadores de transtorno bipolar tentam suicídio. Segundo a entidade, dos que tentam se matar, 20% conseguem o objetivo e de todas as doenças, o TB é o que mais desencadeia suicídios. “Há um risco real de suicídio, principalmente nos estados mistos, essa mistura dos sintomas de depressão com sintoma de exaltação do humor é a situação mais crítica do ponto de vista do suicídio, a depressão também oferece muito risco à vida do paciente”, explicou a professora de psiquiatria da Universidade de Brasília Maria das Graças de Oliveira.

A médica diz que um dos principais entraves para a solução de muitos casos é o preconceito em se tratar e usar medicamentos psiquiátricos. “Essas pessoas precisam saber que vão viver muito melhor se fizerem o tratamento”, destacou a médica. O controle do distúrbio geralmente é feito com estabilizadores de humor associado a terapia comportamental. “Quando a pessoa inicia o tratamento, fica mais atenta ao seu próprio comportamento e aprende a controlar os sintomas. Não existe a cura, mas existe o controle. Com o tratamento à base de medicamentos, o paciente não desenvolve mais os sintomas e assim pode ter uma vida tranquila e controlada”, explicou Ângela. Informações da Agência Brasil.

16/09/13

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: