-->

Justiça Eleitoral cassa Prefeito de Lavras pela quarta vez

O prefeito de Lavras, Marcos Cherem (PSD), foi cassado pela quarta vez, nessa segunda-feira, pela Justiça Eleitoral. Cherem foi condenado pelo juiz Rodrigo Melo Oliveira, pelo crime de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação, que teria ocorrido em diversas situações ao longo de 2012 e durante o período eleitoral. A decisão é de primeira instância e também afeta o vice-prefeito, Aristides Silva Filho (PSD).

De acordo com a sentença, durante todo o ano de 2012 foram divulgadas em rádio, TV e jornal impresso da cidade, “milhares de propagandas” da Construtora Cherem que utilizava arte semelhante a feita para a campanha de Marcos. A mesma situação, segundo os autos, teria ocorrido em peças de outdoors, patrocinadas pelo deputado Luiz Fábio Cherem, irmão de Marcos, que exaltava realizações parlamentares em diversas áreas e que possuía logomarca igual a que foi utilizada durante o período eleitoral.

Ainda segundo informações dos autos,  foram divulgadas reportagens no jornal Tribuna de Lavras exaltando as realizações de Marcos Cherem e matérias pejorativas sobre seus adversários, a prefeita à época, Jussara Menicucci e Silas Costa Pereira. A coligação do atual prefeito ainda é acusada de ter contratado cerca de 700 pessoas para trabalhar na campanha, mas que, apesar de terem recebido valores, não chegaram a realizar os serviços combinados.

Em sua sentença, o juiz argumentou que os acusados praticaram abusos de “extrema gravidade”. “Os Impugnados praticaram um abuso de poder em sentido amplo, no conjunto dos fatos apurados nos autos não há como se negar que os Impugnados praticaram, por praticamente todas as mídias e meios possíveis (Televisão, Rádio, Outdoors, Internet, Panfletos, compra de votos, etc), vários atos de abusos de poder de extrema gravidade que desequilibraram as eleições municipais de Lavras em 2012, motivos pelos quais a procedência do pedido é a medida que se impõe”, afirmou.

Em sua defesa, os réus negaram as acusações. Segundo as defesas, não houve ilegalidade ou abuso nas propagandas e nem vinculação com o candidato. O prefeito e o vice também negaram participação na confecção ou divulgação do conteúdo do panfleto calunioso contra o adversário ou irregularidades na contratação dos funcionários de campanha.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das outras três condenações de Marcos Cherem em primeira instância, duas foram revertidas pela Corte, em Belo Horizonte, e a terceira será julgada nesta quinta-feira.

Ainda conforme a sentença de ontem, com a cassação, devem ser nomeados o segundo colocado no pleito de 2012, Silas Costa Pereira (PSDB), para assumir a prefeitura de Lavras.

Marcos Cherem foi eleito prefeito de Lavras em 2012 com 23.973 votos (46,88%), e o segundo colocado, Silas Costa Pereira (PSDB), conseguiu 19.376 (37,86%).
08/10/13

Fonte: Estado de Minas

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
28 Comentário(s)

28 comentários:

  1. José Hamilton20:22

    Nossa é tetra! isso ja virou palhaçada! Afinal sai ou não sai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amadeu21:14

      Acho só no fim do mandato mesmo. ele vai recorrer...recorrer...e recorrer. engraçado que ontem mesmo antes disso ser divulgado a turma do Silas ja tava "comemorando" essa cassação no "feice". a justiça bem que podia resolver logo isso porque ja ta ficando cansativo. ou tira o cara de la logo ou deixa ele trabalhar. Quem perde com essa lenga lenga juridica é a cidade, como sempre.

      Excluir
    2. Anônimo08:16

      Lógico que a turma do Silas estava comemorando antes da sentença sair no face. Será porque? Perguntem a esse tal de Dr Rodrigo que ele deve ter a resposta.

      Excluir
    3. Anônimo10:38

      É que eles são sensitivos, igual a Mãe Diná.

      Excluir
  2. Anônimo09:12

    o pessoal do silas perdeu perdeu o povo escolheu acabou agora ganhar na porrada num da ninguem aguenta mais essa palhaçada pense mais em lavras
    prepara melhor em20
    16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16:35

      a justiça ja foi feita !! acabou de ser cassado !!!!!!

      Excluir
    2. Anônimo14:16

      Cassado pelo juiz do silas, não durou nem uma hora. kkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Anônimo10:10

    Esse pessoal não desconfia. Perdeu, tenta de novo em 4 anos. Acham que Lavras é um reino e os Menicucci são os reis. Queimação de filme.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:21

    E as falcatruas que a loira fez na prefeitura. Ninguém faz nada? Que país é esse????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:35

      Ela não esta mas no trono !!! Se vira nos 30 , prefeito !!! Ser pedra é fácil , difícil é ser vidraça !!!

      Excluir
  5. Anônimo10:56

    (◣_◢) vão cuidar das suas vidas!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13:56

    sou de lavras mais trabalho e moro em santos sp
    lavras nao vai mesmo.

    um abraço para todos meus amigo ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18:03

      Se vc é d lavras mais não mora aqui,vc não pode dar palpite,não sabe a perseguição que o prefeito ta sofrendo.

      Excluir
    2. Anônimo19:33

      O mundo inteiro sabe , que lavras está na roça !!! Nunca fui em Nova York ! Mas em compensação , não sai da Nova Lavras !!!

      Excluir
  7. Anônimo08:49

    Hoje se Deus quiser o TRE vai fazer justiça de novo ao prefeito e ao Possato. Esse povo da Jussara acham que são donos de Lavras e aqui é seu curral eleitoral. Por isso essa cidade não vai pra frente.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo09:48

    vai entender este povinho de Lavras. O prefeito nao foi cassado pela Jussara ou pelo Silas e sim pelo Poder Judiciário, que é um poder previsto constitucionalmente e com autonomia. Se um juiz de direito viu abuso de poder econômico e compra de votos é porque o processo eleitoral foi contaminado por esta máfia turca que se instalou na cidade, onde a coleta de lixo foi dada para o irmão do prefeito ganhar dinheiro e quitar as dividas de campanha. chego a pensar que o povo de lavras é burro ou não quer ver a realidade.

    ResponderExcluir
  9. tadeu11:22

    a bocada da jussara tava tao boa que ela quer por o silas para poder continuar com as falcatruas psdb nao voto em niguem

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:03

    Acho que a administração do Cherem em Lavras já demonstrou a sua incompetência, já deu, né? tá na hora de picar a mula ele e o Titi, que já até comprou um carrão, coitado, era do sindicato dos metalúrgicos que só falava amém as atrocidades cometidas pela MM Cofap...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13:00

      Vai torcendo órfão da Juju.

      Excluir
    2. Anônimo20:00

      FORA CHEREM E CORJAS

      Excluir
  11. Anônimo17:55

    Eita povo ignorante, se as regras nao sao cumpridas o pq de serem feitas? Para de dar palpite errado, pega o processo e da uma lida antes de falar asneiras... O cara abusou da midia, comprou votos, fez isso tuso e agora e um coitado? Por favor....

    ResponderExcluir
  12. Anônimo02:44

    Há um Deus no céu, Justo e de quem coisa alguma podem esconder! Sua justiça será feita. Ele não tarda e nem falha.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo09:50

    Povo de Lavras o prefeito da cidade é este que esta ai, por mais três anos, ou vcs acham que vão conseguir derruba-lo acho meio difícil, Lavras deveria ter um só partido o PL (Partido Lavrense), Mas a politica ainda anda de gatinho por aqui, enquanto isso, Itajubá, Varginha, Poços de Caldas, Três Corações, Extrema, vão se deslanchando, e Lavras, ainda não se decidiu e vai ficando para traz. Lutem por uma cidade melhor parem com essas picuinhas politicas que não vão dar em nada. Talvez quem não estão gostando da administração são os parasitas da cidade que não querem ver ela se deslanchar, e ficam com picuinhas empurrando a população contra tudo e contra todos, mas o Prefeito, eleito por maioria dos votos e esse ai, tem que se acostumar, e daqui a três anos tentar reverter tudo

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:16

    Parece que agora a mamata acabou, não estou vendo mais o Zé Erlei da funerária sentado no banco da praça mais, o Zanata que falava que era fiscal, e ficava nos botecos tomando umas, o Cabo Cezar, que falava que era fiscal também, e não saia da praça de esportes do Batalhão. Acho que uma coisa melhorou. Antigamente ia na prefeitura batia o pontinho e ia embora, agora não esses sanguessugas do dinheiro publico, tem que trabalhar, e outros foram exonerados, para o bem da cidade e seus sofredores pagadores de impostos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo09:45

    O TRE reformou ontem a sentença da terceira ação, inclusive contra o Possato. Chupa Juju.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo10:53

    Vamos pegar , na enxada; Minha gente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:14

      : - ) E você? já pegou a sua??

      Excluir
    2. Anônimo14:38

      VAMOS TRABALHAR CAMBADA DE FANTASMAS...A MAMATA ACABOU. APOSTO QUE NÃO ESTÃO DANDO CONTA DE PAGAR AS FATURAS QUE ASSUMIRAM COM NOSSO DINHEIRO. KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir