-->

Mais de 140 milhões estão aptos a ir às urnas no país em outubro

Nada menos do que 142.095.547 eleitores brasileiros vão às urnas em 5 de outubro para escolher o presidente da República e seu vice, governadores e vices, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.  O Sudeste continua liderando o ranking entre as regiões do país com o maior eleitorado: 61.390.332 – não é à toa que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro abrigam os maiores colégios eleitorais, com, respectivamente, 31.648.266, 15.073.387 e 12.040.166 eleitores. Dessa região vêm os pré-candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), que buscará a reeleição, e o oposicionista e senador Aécio Neves (PSDB).

O Nordeste é o segundo em número de eleitores, 38.466.435, região do pré-candidato à Presidência pelo PSB Eduardo Campos (governador de Pernambuco). Na sequência vem o Norte (10.743.632) da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, que deverá compor chapa puro sangue com o correligionário pessebista na disputa eleitoral de 2014, que marca os 18 anos da urna eletrônica.

No pleito deste ano a Justiça Eleitoral estima que cerca de 23,7 milhões de eleitores de todos os 26 estados e do Distrito Federal sejam identificados pelas impressões digitais. Número compreende 488 municípios – 26 em Minas Gerais – que serão alvo da biometria até o fim desse primeiro semestre. Através desse sistema, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais junto ao banco de dados da Justiça especializada, as quais estão inseridas na urna eletrônica.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o desembargador Wander Marotta disse que espera preparar uma eleição segura, livre de fraudes e em paz. Ele lembra que este será o primeiro pleito geral em que haverá a aplicação da “Lei da Ficha Limpa”.

06/03/14
╝ Leia também:
PSD e PSDB se aliam para disputar governo do estado Propaganda eleitoral terá início dia 6 de julho, prevê legislação Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar ou transferir título

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Anônimo07:46

    Votar pra que??? Depois vem algum filhote amigo de governador querendo invalidar o nosso voto e ganhar no tapetão?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:56

    Mas tem que ser bem mais que amigo, uma amizade americana.

    ResponderExcluir