-->

Federal de Lavras inaugura a Agência de Inovação do Café

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugura nesta sexta-feira (27), às 10 horas, a InovaCafé - Agência de Inovação do Café. A cerimônia terá a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, professores, estudantes, profissionais e lideranças do setor.

Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e sediada no campus da Universidade, a InovaCafé vai integrar em um mesmo espaço físico as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação de profissionais e estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A Agência é fruto da articulação do Polo de Excelência do Café, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – Sectes, UFLA e Ministério da Educação (MEC), ! contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a viabilização da nova Agência o Consórcio Pesquisa Café e INCT-Café, que nesse momento financiam outros investimentos necessários ao funcionamento da nova Agência.

O novo espaço vai integrar iniciativas do Setor de Cafeicultura da UFLA, o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Polo de Tecnologia em Pós-Colheita do Café, Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (e-Café Brasil), o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que inclui o Centro de Trainee em Mercados e o Bureau de Informação e Desenvolvimento do Café.

Também farão parte da agência a coordenação institucional do Consórcio Pesquisa Café, a Unidade de Torrefação de Café, o Núcleo de Estudos em Cafe! icultura (Necaf), a secretaria administrativa da Revista Coffee Science, a Unidade de Difusão Virtual de Tecnologias – Café Web TV, o Centro de Armazenamento e Controle de Defensivos Agrícolas e o Laboratório de Análises Avançadas e Biotecnologia.

A Agência de Inovação do Café busca integrar o governo, as universidades e o setor empresarial, considerando as condições estruturais de uma aliança estratégica para elevar a competitividade da cafeicultura brasileira. A ideia principal da Agência é estabelecer mecanismos de cooperação entre todas as instituições agregadas, visando à utilização compartilhada dos recursos materiais, bem como a formação e capacitação de recursos humanos.

Estrutura

A InovaCafé vem ampliar a estrutura dedicada ao ensino, pesquisa e extensão em cafeicultura na UFLA, incluindo laboratórios já existentes, infraestrutura pós-colheita, casas de vegetação e experimentos de campo. O novo prédio poss! ui aproximadamente 1500 metros quadrados de área construída em três ! pavimentos, incluindo salas dos projetos e laboratórios multiusuários. A construção teve um investimento de mais de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,2 milhão repassado pela Finep, por meio da Sectes e o restante de contrapartida da UFLA, com recursos do MEC.

24/06/14
Fonte: Ascom Ufla

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: