-->

Inverno Cultural da Federal de São João del-Rei começa neste sábado, 19

O 27° Inverno Cultural da UFSJ, um dos maiores festivais de arte e cultura do país, abre suas portas ao público a partir deste sábado, 19 de julho. Grandes shows, espetáculos teatrais e de dança, exposições, mais de 120 oficinas e diversas manifestações artísticas fazem parte da programação que alcança dez municípios mineiros e segue até o dia 2 de agosto.
Em São João del-Rei, o primeiro dia de eventos começa às 9 da manhã, com a abertura da instalação “Pés no chão”, dos graduandos Gabriel França e Marlon de Paula, no pátio do Campus Santo Antônio. A exposição retrata o universo do futebol marginal, praticado nos campos de pelada do interior mineiro, observando a influência que o futebol espetáculo causa no imaginário dos jovens que o praticam, e que veem neste esporte uma fuga de sua realidade social.

Pela tarde, a partir das 15h, será realizada a mostra Experimentações Audiovisuais, com a exibição dos filmes “O dia em que o Brasil esteve aqui” (2005), de Caíto Ortiz e João Dornela, e “Memórias do chumbo: O futebol nos tempos do condor” (2012), de Lúcio Castro. Durante a sessão, o debatedor Lucas Gonçalves abordará aspectos que circundaram o universo do futebol brasileiro durante a ditadura militar.

Logo depois, às 16h, o público infantil poderá acompanhar a peça “Osquindo Circus”, de Antonio Caieiro. Chulas de palhaço, valsas, marchas, polkas e dobrados tocados pelas antigas charangas são os ingredientes musicais para criação desse espetáculo que acontecerá na praça do Coreto, no centro de São João del-Rei.

Às 20h, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “Klássico (com K)”, do grupo Mayombe, de Belo Horizonte. Klássico apresenta a trajetória e os conflitos centrais de personagens clássicas como Medeia, Antígona, Ulisses e Fausto, em diálogo com a subjetividade dos atores performers que os “representam”.

Cerimônia de abertura

Também às 20h, ocorre a cerimônia de abertura do 27º Inverno Cultural, simultaneamente à abertura de mais cinco exposições: “Por cima do futebol”, “Em tempos de caos”, “FIFA GO Home!”, “As ruas de junho” e “Instantes em Instagrams”. O evento acontece no Centro Cultural da UFSJ. Estarão presentes na abertura oficial do festival a reitora da Universidade Federal de São João del-Rei, professora Valéria Kemp; a vice-coordenadora do Inverno Cultural, Telma Valéria de Resende, bem como coordenadores de diversas áreas e representantes de patrocinadores e apoiadores.

Grandes shows

O Inverno Cultural da UFSJ traz a São João del-Rei e municípios vizinhos, em sua vigésima edição, grandes artistas como Gilberto Gil, João Bosco, Arnaldo Antunes, Vander Lee, 14 Bis, Otto, José Miguel Wisnik, Tiê e Raimundos, dentre outros. Confira a programação completa no site www.invernocultural.ufsj.edu.br

18/07/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: