-->

Cerca de 500 cães de rua já foram castrados em Lavras

Cerca de 500 cães já foram castrados em Lavras no programa de recolhimento e castração de cães de rua em parceria com Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais (SLPA). Os animais são capturados por uma equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras.

Os cães capturados são examinados pelos veterinários do Parque Francisco de Assis e recebem desde a vermifugação e cuidados para o controle de pulgas e carrapatos até vacinação contra dez tipos de doenças. Após serem submetidos a teste sorológico para diagnosticar a leishmaniose, os animais são avaliados no Parque Francisco de Assis e a cirurgia é realizada por um médico veterinário e por voluntários da SLPA, seguindo uma rotina de procedimentos pré e pós-operatórios.

http://www.olavrense.com.br/2014/07/lavras-castracao-de-caes-de-rua.html
Cães abandonados nas vias públicas de Lavras recebem cuidados e depois são castrados. -  Fotos: Adriano Salgado.

Segundo a prefeitura, são feitas cerca de 70 operações por mês. A prioridade do programa são as fêmeas que em seis anos de vida reprodutiva podem gerar até cem filhotes, embora os machos também estejam incluídos no programa que tem como principal objetivo o controle de natalidade dos cães de rua e a redução progressiva dessa população em Lavras.

http://www.olavrense.com.br/2014/07/lavras-castracao-de-caes-de-rua.html
Muitos dos cães recolhidos durante as ações do mutirão de castração acabam ficando no Parque Francisco de Assis até se restabelecerem dos procedimentos cirúrgicos, quando são colocados para adoção. Só nos últimos três meses, 50 cães foram adotados, enquanto outros 400 vivem no Parque.

Com o projeto de castração de cães, a expectativa é que a  Prefeitura consiga minimizar o número de animais abandonados que vagam pelas ruas cidade.

24/07/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Thiago14:38

    Como?? Santo Deus!!! os bichos são castrados pelo Papai Noel??? Putz agora ja sei o que ele faz quando ainda não é natal : - )

    ResponderExcluir