-->

Lavras promove capacitação sobre o E-SUS Atenção Básica

Profissionais do Programa Saúde da Família de Lavras participaram nesta terça-feira (15), no auditório da Escola Municipal Dra. Dâmina, de uma capacitação sobre o “E-SUS Atenção Básica” (E SUS AB), sistema em que todas as informações dos pacientes estarão reunidas em um prontuário eletrônico e um cadastro simplificado. O novo sistema é uma estratégia do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração das informações que irão permitir um registro individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.

Servidores municipais participaram do treinamento para a implantação do novo sistema - Foto: Adriano Salgado

O novo sistema de gestão informatizado irá permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde com informações gerais não apenas das questões relacionadas à saúde, como o tipo de atendimento, exames realizados e diagnósticos, mas também de teor sócio-econômicos e educacionais, entre outras.

Nesta primeira etapa de implantação do programa em Lavras, os agentes do Programa de Saúde da Família estarão utilizando de novos formulários para o preenchimento de informações mais abrangentes sobre os usuários e suas famílias durante as visitas domiciliares como também nos próprios PSFs e nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo todas as especialidades médicas oferecidas para a população. Todas essas informações serão processadas diariamente numa central instalada na Secretaria Municipal de Saúde e passarão a fazer parte de um banco de dados individualizado de cada cidadão através do Cartão Nacional de Saúde.

Segundo a gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Manoela de Oliveira, este treinamento é importante, pois os prontuários têm de ser preenchidos de forma correta para que sejam aceitos pelo sistema no momento de atualizar as informações.

A gerente destaca que a maior vantagem deste novo programa de gestão para os usuários é a possibilidade de unificar todas as informações de cada paciente e de suas famílias num único banco de dados.

De posse de todas as informações destes usuários e de suas famílias, das condições de saúde, epidemiológicas, sócio-econômicos e educacionais, poderemos traçar um perfil da situação geral de toda a comunidade, possibilitando a implementação de ações específicas de acordo com as demandas verificadas, com melhoria no atendimento à saúde de população como um todo e também o encaminhamento destes usuários para outras áreas como da Assistência Social, da Educação, entre outras”, explica Maria Manoela.

O Cartão Nacional de Saúde pode ser retirado gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Raul Soares 65.

Benefícios aos Usuários:
Benefícios aos Gestores:
Benefícios aos Profissionais de Saúde:
Identificação imediata
Identificação individualizada de cada usuário através do seu nome, número de prontuário ou pelo número de cartão SUS.
Identificação imediata do usuário
Maior rapidez no atendimento
Modernização dos instrumentos de gerenciamento do atendimento aos pacientes.
Maior agilidade e qualidade no atendimento
Marcação de exames e consultas com maior eficácia
Melhor distribuição dos recursos humanos e funcionais das Unidades de Saúde
Acesso a dados e consultas anteriores do paciente
Recebimento de medicamentos com maior agilidade
Auxílio na programação das atividades da Unidade
Maior agilidade no preenchimento de formulários

Auxílio na tomada de decisões através da emissão de relatórios gerenciais.
Facilidade na marcação de consultas e exames


Facilidade e precisão no controle de estoques


Facilidade no acompanhamento e controle da saúde dos pacientes


Facilidade no controle interno administrativo
O Lavrense

╝ Leia também:
Vacina contra hepatite A
é oferecida nas
unidades de saúde
de Lavras
Policia ambiental
fiscaliza postos
de combustíveis
Prefeitura faz
cadastramento escolar
na rede municipal
16/07/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Jair Valaci18:03

    Se isso der certo vai ser uma revolução na saúde pública. Já era pra ter implantado alguma coisa nesse sentido há muito tempo. To achando que agora vai...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:23

    Muito boa Cherem! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:04

      bip...bip...bip...bip...puxa-saco detected!!!!

      Excluir