-->

Vacina contra hepatite A é oferecida nas unidades de saúde de Lavras

A Secretaria Municipal de Saúde de Lavras começou nesta semana a vacinação contra a Hepatite A para crianças de 1 ano a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias). A vacina protege contra inflamação (irritação e inchaço) do fígado causado pela doença. A hepatite costuma ser benigna na infância, mas é preciso tomar cuidados para que ela não evolua para formas mais graves.
A hepatite A pode ser contraída se o indivíduo comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são as fontes mais comuns), mantiver contato com as fezes ou sangue de uma pessoa que contenha o vírus, além de uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos e alimentos.

As doses da vacina já estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e serão administradas juntamente com as outras vacinas do calendário básico infantil.

Hepatite A

Geralmente, os sintomas da hepatite A começam entre duas e seis semanas após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. São eles: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas, vômitos, fazes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia). Pessoas com hepatite aguda devem evitar o álcool e substâncias que são tóxicas para o fígado, incluindo o uso de medicamentos que contenham a substância Paracetamol.
Alguns cuidados também podem ajudar na prevenção da doença. Lavar sempre bem as mãos após usar o banheiro e quando entrar em contato com sangue, fezes ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, evitar água e alimentos sujos e, se não houver água disponível, ferver a água são os melhores métodos para eliminar a hepatite A. É preciso ainda tomar cuidado com frutas que possam ter sido lavadas com água contaminada.

15/07/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: