-->

Estudantes do ensino médio visitam Departamento de Biologia da Federal de Lavras

Estudantes do ensino médio de nove escolas públicas e particulares de Lavras terão a oportunidade de conhecer ações e atividades desenvolvidas pelo Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).  Durante a visita à universidade, os  estudantes são envolvidos em um roteiro que busca incentivar o aprendizado lúdico da genética. Trata-se do projeto de extensão “Vamos aprender genética brincando?”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, em parceria com o Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN).

Alunos do Ensino Médio conhecem laboratórios e outras instalações do Departamento de Biologia da UFLA - Foto: Ascom

Alunos da Escola Estadual Cristiano de Souza abriram nesta segunda-feira (04), a série de visistas à instituição. Nesta etapa, os estudantes passam por estações de demonstração prática, montadas para que eles observem temas como citologia, genética e biologia. Eles têm a oportunidade de utilizar microscópios e observar cruzamentos de plantas, além de terem contato com a rotina de uma universidade, o que torna propício o desejo de passarem a fazer parte dela. No final da visita, divididos em grupos, participam de uma gincana, com provas de perguntas e respostas que ajudam na assimilação das informações recebidas.

O objetivo dos organizadores do projeto é despertar nos estudantes de ensino médio o gosto pelo estudo da genética, especialmente na área agrária. Dessa forma, a expectativa é de que alguns deles possam, até mesmo, escolher a área para sua futura atuação profissional. “São esses estudantes que podem se tornar os geneticistas do futuro”, diz o professor do DBI, Magno Antonio Patto Ramalho, que é um dos coordenadores do projeto. O trabalho também contribui com a preparação dos estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Confira a programação de visitas:
ESCOLA
DATA 
HORÁRIO
Escola Estadual Cristiano de Souza
04/08/2014
7h30
Escoa Estadual Dora Matarazzo
06/08/2014
7h-9h
9h-11h
Colégio Unilavras
07/08/2014
7h-9h
Escola Estadual  Azarias Ribeiro
08/08/2014
7h-9h
9h-11h
Escola Municipal José Luís de Mesquita
08/08/2014
7h-9h
Colégio Cenecista Juventino Dias Teixeira - CNEC
11/08/2014
7h-9h

10h-12h
Escola Estadual Firmino Costa
12/08/2014
7h-9h
9h-11h
Tiradentes
13/08/2014
7h-9h
Escola Estadual Dr.João Batista Hermeto
14/08/2014
7h-9h
9h-11hh

O projeto

Em curso há três anos, o projeto “Vamos aprender Genética brincando?” alcançou, na última edição (2013), 12 escolas, com um total de quase dois mil alunos participantes. Um pós-teste aplicado ao final das atividades mostrou que 83% dos estudantes acertaram mais de 60% das perguntas feitas a eles, o que indica boa assimilação do conteúdo.

Em 2014, o tema que norteou as palestras nas escolas foram “as consequências da pesquisa do pai da genética – Medel, 150 anos após”.

04/08/14
Fonte: Ascom UFLA

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: