-->

CEFET de Nepomuceno implanta curso de Engenharia Elétrica

Imagem ilustrativa
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do CEFET-MG aprovou a implantação do curso de Engenharia Elétrica na Unidade de Nepomuceno. Até o momento, não era oferecido nenhum curso de graduação federal no município e, com essa decisão do CEPE, alunos da cidade e da região passam a ter acesso ao ensino superior público e gratuito em uma Instituição tradicional no estado e no país.

A partir do primeiro semestre de 2015, serão destinadas 40 vagas aos candidatos ao curso, que será ofertado no período noturno e terá duração de 11 semestres. Os candidatos poderão ingressar por meio de vestibular, cujas inscrições começaram na manhã desta segunda-feira (8) e seguem até 8 de outubro.

Segundo a Diretora da Unidade, JulianaVilela Lourençoni Botega, a Instituição vinha se preparando desde 2012 para a oferta do curso e possui infraestrutura e quadro de professores necessários para atender os futuros alunos.

Ainda de acordo com a Diretora, esse “sonho” só foi possível graças ao apoio conjunto das comunidades acadêmica e externa e dos esforços da Direção-geral do CEFET-MG. Para ela, o primeiro curso de graduação federal do município pode, além de atrair ainda mais estudantes, “fixar os meninos na comunidade”, justifica.

O professor Reginaldo Barbosa Fernandes, coordenador do curso técnico em Eletrotécnica, participou da elaboração do projeto pedagógico para a criação do novo curso e conta que, hoje, o CEFET de Nepomuceno possui 40 professores efetivos que podem contribuir com o curso: ministrando disciplina, orientando alunos em pesquisas e trabalhos acadêmicos ou compartilhando experiências.
Do técnico à graduação

Atualmente, a Unidade de Nepomuceno oferece os cursos técnicos presenciais de Eletrotécnica, Mecatrônica e Redes de Computadores. Com a abertura da graduação em Engenharia Elétrica, muitos alunos que já fazem o curso técnico podem ter a oportunidade de continuar seus estudos. É o caso do aluno Henrique Oliveira Lara, que cursa o 3º ano do curso de Eletrotécnica. Nascido no município vizinho do Coqueiral, o jovem sonhava cursar Engenharia Elétrica, mas já planejava mudar de cidade para ter acesso ao nível superior. Com a notícia, Henrique mudou seus planos. “Agora pretendo ficar por aqui mesmo, próximo da minha cidade, me formar e conseguir um emprego.” Ainda de acordo com o estudante, o novo curso vai aumentar a visibilidade do CEFET na região e dar outros rumos ao município de Nepomuceno.

08/09/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
1 Comentário(s)

1 comentários:

  1. MARIA APARECIDA LIMA PIMENTA22:39

    MUITO BOM MAIS UM AVANÇO PARA A ESCOLA DE PARA NEPOMUCENO E CIDADES VIZINHAS . É UMA OPORTUNIDADE PARA TODOS INGRESSAREM NESTA ESCOLA E SER BONS PROFISSIONAIS , COMO É O EXEMPLO DO CURSO TÉCNICO OS ALUNOS FORMARAM E CONSEGUIRAM BONS EMPREGOS .

    ResponderExcluir