-->

Pesquisa da UFLA mostra elevação na renda agrícola em agosto

O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) em seu trabalho mensal de coleta e divulgação do Índice de Preços Recebidos (IPR) e Índice de Preços Pagos (IPP), referente a produção agrícola no Sul de Minas Gerais, apresentou como resultado do mês, elevação de 3,13 % do IPR e de 0,10% de seus custos.

No acumulado do ano de 2014 a renda média é de 28,80%. Desde o mês de maio até julho o IPR se apresentava em queda, mas este mês voltou a subir, decorrente principalmente da elevação do preço da saca de café, que variou no período cerca de 17,92%, passando a valer R$ 459,00 no período pesquisado. Juntamente com a alta do café destaca-e a elevação da cana em 8,08%, as carnes mantém a trajetória de alta, este mês teve alta de 3,24%.

Segundo o professor Renato Fontes, coordenador da pesquisa, esta elevação do preço das carnes, se deve ao momento de entre safra, ou seja, uma redução da oferta de carne bovina, no qual o rebanho confinado ainda não esta pronto para chegar ao mercado, somando a isto a retomada em maior ritmo das exportações, destacando a exportação para a Rússia, o que ajudou no escoamento da produção.

Em contrapartida o grupo dos grãos apresentaram queda significativa nos seus preços, com redução média de -21,47%, destacando principalmente a queda de preços do feijão, com -22,61% e do milho com -20,95%. Fontes explica a situação do milho decorrente a uma excelente safra de inverno, a chamada safrinha, o que aumentou em muito a disponibilidade do cereal no mercado interno e pelas boas perspectivas de produção da safra americana, que caminha para uma elevada produtividade com excelente produção, sendo assim é percepção do mercado um abastecimento mundial de milho folgado.

11/09/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: