-->

Dilma Rousseff é reeleita com 51,57% dos votos; Aécio recebe 48,43%

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,57% dos votos. Até agora foram 99,17% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da votação apertada, o candidato Aécio Neves (PSDB) não conseguiu superar a petista e recebeu 48,43% do apoio do eleitorado.

A maioria dos lavrenses votou em Aécio Neves para a Presidência da República. O candidato conquistou 57,21% dos votos na cidade (30.546), enquanto Dilma Roussef, candidata oficialmente reeleita, registrou 42,79% (22.846) do total. A taxa de abstenção na cidade foi de 17,75% (12.294). Votos brancos somam 1,76% e nulos 4,51%.

A reeleição de Dilma coloca o PT com a expectativa de 16 anos seguidos no comando da Presidência. A petista já estava na liderança da disputa, no primeiro turno, quando Aécio conquistou a segunda posição. Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar, após assumir a chapa com a morte do então candidato Eduardo Campos (PSB).

Dilma Rousseff venceu no primeiro turno com 43,2 milhões de votos (41,6%) contra 34,9 milhões de Aécio (33,5) e 22,2 milhões de Marina (21,3%). Logo que a campanha do segundo turno foi iniciada, Dilma aparecia atrás de Aécio nas pesquisas de intenção de voto do Ibope e Datafolha. No início da semana passada, a petista reverteu o quadro e passou a figurar na frente do tucano. Com a vitória de hoje, Dilma se torna a primeira presidente mulher reeleita da história do Brasil. Já o PT, partido dela, ficará pelo menos 16 anos no poder.

Dilma Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela é formada em Ciências Econômicas, com mestrado e doutorado. Durante a juventude lutou contra a ditadura militar no Brasil. Se envolveu com o Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares e chegou a ficar detida entre os anos de 1970e 1972. Exerceu os cargos de Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre, Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações. No governo do ex-presidente Lula foi ministra de Minas e Energia e ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República. Foi eleita presidente da República em 2010.

26/10/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: