-->

Polícia Ambiental de Lavras realiza operação 'Pré-Piracema'

A 6ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, sediada em Lavras, realizou no período de 27 a 31 de outubro a operação “Pré-Piracema”. A ação de combate a pesca predatória na região. Nesta pré-operação foram fiscalizados empreendimentos que transportam, criam, armazenam, comercializam e capturam produtos e subprodutos da pesca.

Os trabalhos visam a proteção das espécies nativas da fauna aquática nos mananciais de Lavras e região, desenvolver ações preventivas com vistas à sensibilização dos usuários dos recursos pesqueiros e ao público em geral, coibindo a captura de espécimes da fauna ictiológica fora dos padrões estabelecidos em lei.

Para evitar que haja a pesca predatória, militares da 6ª Cia PM Ind MAT estão empenhados diuturnamente em rios, lagos, lagoas e demais cursos d’água que abrangem sua extensão territorial. A região passa por um período de estiagem, o que influencia diretamente na movimentação de cardumes, deixando os peixes mais expostos, requerendo um esforço ainda maior para a sua proteção.

Está proibido durante o período:

Pesca a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagos, canais e tubulações de esgoto; até 1500 metros a montante e jusante das barragens de reservatórios de usinas hidrelétricas e de mecanismos de transposição de peixes; até 1500 metros a montante e jusante de cachoeiras e corredeiras; até 500 metros a jusante dos demais barramentos;

Captura, transporte e armazenamento de espécies de peixes nativos da bacia hidrográfica dos Rios Grande.

Uso de trapiche ou plataforma flutuante de qualquer natureza;

Pesca subaquática e uso de materiais perfurantes, tais como: arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança.

Realização de competições de pesca, tais como: torneios, gincanas e campeonatos, exceto àqueles autorizados pelos órgãos ambientais competentes.

Pesca no Rio Grande, no trecho compreendido entre a ponte rodoferroviária do município de Ribeirão Vermelho e o barramento da Usina Hidrelétrica de Camargos.

31/10/14

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: