-->

Casos de dengue em Lavras já passam dos 380

Lavras passou a marca dos 300 casos confirmados de dengue em 2015. Até agora, segundo o balanço oficial divulgado nesta terça-feira (31) pela administração municipal, foram contabilizadas 1.826 notificações e confirmados 383 casos da doença na cidade.

Os números preocupam a Secretaria Municipal de Saúde. A cidade, que tem cerca de 100 mil habitantes, tem até agora, um caso de dengue para cada 261 moradores.

As ações de combate à dengue permanecem por toda a cidade. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a pulverização com inseticida por meio de veículo, conhecida como Fumacê pesado, tem sido realizada desde o dia 4 de março nos seguintes bairros: Nossa Senhora de Lourdes; Cohab I e II; Lavrinhas; Vila Mariana; Caminho das Águas I e II; Vila Paraíso; São Francisco; Esplanada; Centro Sul e Centro Norte. Esses bairros foram selecionados em razão do número.

Os mutirões contra a doença continuam acontecendo nos bairros da cidade. De acordo com o cronograma estabelecido pela prefeitura, nesta semana, os agentes estarão na Vila São Francisco, visitando residências e orientando moradores para eliminar água parada e retirar entulhos. Já na próxima semana, as equipes estarão presentes no Jardim Floresta.

Desenhos e textos são expostos em ônibus

Desde o início desta semana, desenhos e textos de alunos de escolas municipais sobre dengue estão expostos em quatro linhas de ônibus do município: Distrito Industrial, Lavrinhas, Gato Preto e Novo Horizonte.  A iniciativa é parte do projeto “Combate à Dengue: Responsabilidade e Ação Coletiva”, da Secretaria de Educação, em parceria com a Saúde. Os trabalhos divulgam o aprendizado dos estudantes em sala de aula no combate à dengue, e estão presentes em 14 veículos de transporte coletivo.

Denúncia

Desde o final de fevereiro as reclamações sobre a dengue em Lavras não são mais recebidas pelo setor Dengue, da Vigilância em Saúde. Quem quiser fazer alguma denúncia deve ligar na Ouvidoria Municipal , o telefone é o 156.


Existe mais de um tipo de vírus da dengue?

Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.

Uma pessoa que já teve dengue pode pegar novamente?

Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da dengue.

31/03/15

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários:

  1. Anônimo17:47

    Coisa estranha. pra reclamar sobre a dengue tem que ligar na ouvidoria?? que iiiisso :- / vai entender esse Silas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo08:31

      Qual o problema?

      Excluir
  2. Rose Evangelista07:36

    O maior culpado da proliferação do mosquito da dengue é o povo. Tem gente que não cuida da higiene nem da própria casa que mora, o quintal parece um lixão, jogam de tudo, além do matagal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo08:31

      FALOU TUDO!!!!

      Excluir
  3. Ricardo14:45

    O antigo hospital do coração é um foco de dengue e ninguém faz nada. Ja liguei no disk dengue e nada. Alô pessoal da prefeitura, me ajuda aí!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:59

    Lá é área particular. O responsável é o dono, ou seja a UFLA. Liga para o 156 e formaliza uma denúncia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo07:35

      Amigo isso já foi feito porém até agora nem a ufla e nem a prefeitura fizeram nada e nós que moramos aqui perto estamos preocupados.

      Excluir
  5. Zé Afonso10:11

    O problema é que tá faltando COMPETÊENCIA na prefeitura de Lavras. E ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15:03

      Competente mesmo é o tricassaso.

      Excluir
    2. Anônimo15:07


      Falta competência das prefeituras, dos estado, da Dilma e principalmente da maioria dos cidadãos que não fazem sua parte.

      Excluir