-->

Ciclista de Lavras é selecionado pelo Programa Minas Olímpica Bolsa-Atleta

O Programa Minas Olímpica Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico divulgou, no Diário Oficial Minas Gerais, a lista com os nomes de 20 técnicos e 87 atletas que vão receber apoio financeiro para se preparar para competições, do nível regional até o olímpico. Entre os selecionados está o ciclista lavrense Edson Gilmar de Rezende Junior, o "Juninho".
http://www.olavrense.com.br/2015/03/ciclista-de-lavras-recebe-bolsa-atleta.html
Edson Gilmar treina em um circuito que fica no campus da Ufla (Foto: Reprodução EPTV / Tarciso Silva)

O atleta de Lavras tem se destacado nas competições de mountain bike, com várias medalhas e troféus acumulados nos últimos anos. Edson Gilmar está entre os 35 selecionados no nível nacional. Os beneficiados vão contar com suporte financeiro para se preparar para as principais competições do Brasil e do mundo . Ao todo foram concedidas 109 bolsas, referentes ao edital 01/2014, nas seguintes categorias: para técnicos, estadual (10 bolsas) e nacional/internacional (10 bolsas); e, aos atletas, estadual (35 bolsas), nacional (35 bolsas), internacional (10 bolsas) e olímpico/paralímpico (9 bolsas).

De acordo com o superintendente de Programas Esportivos da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, Juan Carlos Morales, esta é uma ação que ocorre, de maneira continuada, “visando ao desenvolvimento pleno da carreira esportiva, de forma a manter e renovar, periodicamente, gerações de atletas e técnicos com potencial de representar o Estado e o país nas principais competições internacionais", observa.

Desse grupo podem surgir atletas convocados para as seleções de suas modalidades e, também, aqueles que serão chamados para participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Entretanto, explica Morales, ainda vai haver “um processo de seleção para compor a equipe representará o Brasil”.

» Veja aqui a relação dos selecionados.

Entre os atletas, o nível olímpico/paralímpico teve nove bolsas nas modalidades Tênis em Cadeira de Rodas (Belo Horizonte), Judô (Belo Horizonte), Halterofilismo Paralímpico (Uberlândia), Bocha Paralímpica (Uberlândia), Tiro com Arco (Belo Horizonte), Atletismo Paralímpico (Belo Horizonte) e Judô Paralímpico (Belo Horizonte). Na sequência, na categoria internacional, 10 bolsas foram direcionadas a Ginástica de Trampolim (Belo Horizonte, Contagem e Ouro Preto), Natação (Belo Horizonte), Tênis de Mesa Paralímpico (Belo Horizonte) e Judô (Belo Horizonte).

No nível nacional, foram selecionados 35 atletas das seguintes modalidades esportivas: Ginástica de Trampolim (Contagem), Ginástica Rítmica (Belo Horizonte), Ciclismo - BMX (Florestal), Natação (Belo Horizonte e Belo Oriente), Hipismo (Belo Horizonte), Taekwondo (Betim), Ginástica Artística (Sete Lagoas), Tênis em Cadeira de Rodas (Uberlândia), Atletismo (Timóteo e Uberlândia), Atletismo Paralímpico (Belo Horizonte), Judô (Varginha) e Ciclismo - MTB (Lavras).

Fechando a lista, desta vez na categoria estadual, os 35 atletas apoiados estão divididos entre Ginástica Rítmica (Belo Horizonte), Ginástica de Trampolim (Contagem), Natação (Belo Horizonte, Ipatinga, Nova Lima e Uberlândia), Judô (Betim, Ipatinga, Itanhandu, Ouro Preto e Varginha), Tênis de Campo (Belo Horizonte), Luta Olímpica (Belo Horizonte) e Levantamento de Peso (Viçosa).

O programa

O Programa Minas Olímpica Bolsa-Atleta foi instituído pela Lei nº 17.803, de 15 de outubro de 2008, regulamentada pelo Decreto nº 45.240, de 9 de dezembro de 2009. Em 2011, o programa foi implementado, com benefício direto a 127 atletas de alto rendimento.Em 2013, o programa foi alterado através da Lei nº 20782, regulamentada pelo Decreto 46.306 e Resolução SEEJ 88. O objetivo foi o de aprimorar os pré-requisitos e os critérios de seleção dos atletas e de contemplar também os treinadores formadores de talentos. Naquele mesmo ano, 133 pessoas foram beneficiadas nos níveis estadual, nacional e internacional, sendo 108 atletas e 25 técnicos.

11/03/15

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
1 Comentário(s)

1 comentários:

  1. Leandro09:28

    Só assim mesmo pra algum atleta ter apoio porque os empresários aqui da cidade são mãos de vaca! não patrocinam nada a não ser que seja essas festas onde só rola bebedeira e drogas! Apoiar o esporte ninguem quer.

    ResponderExcluir