-->

Número de casos confirmados de dengue Lavras já passa de 200

O número de casos confirmados de dengue em Lavras chegou a 209. As notificações de casos suspeitos na cidade já chegaram a 887. Os dados foram divulgados em entrevista concedida à nesta sexta-feira (13) à rádio 94FM, pela Secretária Municipal de Saúde, Maria Carmem Amarante.

A Secretária anunciou a chegada a Lavras, na semana que vem, de uma força tarefa do governo federal para auxiliar os agentes da prefeitura no combate ao aedes aegypti, mosquito causador da doença. Será realizado o combate às larvas do aedes aegypti nos imóveis dos bairros com maior número de notificações. A previsão é que a força-tarefa fique na cidade até o dia 27 de março.

Teste rápido

Segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura, a partir de segunda-feira, dia 16, a Vigilância em Saúde, disponibilizará, na Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA), 200 unidades do exame Dengue Antígeno NS1. Trata-se de um teste rápido e específico para o diagnóstico da doença, feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

O paciente com o diagnóstico de dengue receberá o atendimento necessário na URPA. Em caso de resultado negativo, o diagnóstico de dengue não será descartado. O paciente deverá retornar à unidade no 6º dia após o exame, em horário previamente agendado, para a realização de novos exames sorológicos .

O Antígeno NS1 é uma proteína presente durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da dengue. Ele pode ser detectado do primeiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.

O exame Dengue Antígeno NS1 é um ensaio qualitativo que utiliza a metodologia imunocromatográfica, com reagentes devidamente registrados no Ministério da Saúde. É realizado em rotinas diárias, com o resultado para o dia seguinte ou para o mesmo dia.

Palestras

Como parte das medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a Vigilância em Saúde está realizando palestras em empresas e escolas. O objetivo é orientar a população infantil e adulta sobre a importância de prevenir o aumento da população do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Confira o cronograma de palestras sobre a dengue:
16/03 (segunda-feira)
8h: CMEI Antonina Guimarães Carvalho
13h: Colégio Tiradentes
17/03 (terça-feira)
13h: Colégio Tiradentes
18/03 (quarta-feira)
13h: Escola Municipal José Serafim


13/05/15

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Anônimo17:30

    A incompetência desse prefeito ta acabando com a cidade!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:43

    E a população tem tomado os cuidados necessáios

    ResponderExcluir