Casos de dengue chegam a 2.433 em Lavras

As temperaturas mais baixas deste período do ano começam a contribuir para a queda no número de notificações de dengue em Lavras. Segundo a prefeitura, houve diminuição no número de atendimentos de casos da doença nas unidades de Saúde do município e também no levantamento semanal registrado pela Vigilância Epidemiológica.

Conforme levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (8), até o momento foram registrados 6.071 casos notificados de dengue em Lavras e outros 2.433 casos da doença foram confirmados na cidade.

Ainda segundo a prefeitura, o número acumulado de casos desde o início do ano ainda cresce, em razão da tabulação lenta registrada no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), que apresenta congestionamento, já que é utilizado ao mesmo tempo por municípios de todo o país. São casos que já aconteceram e cujos pacientes já se curaram da doença, já que o período médio de incubação da doença até sua completa recuperação dura de 7 a 10 dias.

Denúncia

Desde o final de fevereiro as reclamações sobre a dengue em Lavras não são mais recebidas pelo setor Dengue, da Vigilância em Saúde. Quem quiser fazer alguma denúncia deve ligar na Ouvidoria Municipal , o telefone é o 156.


Existe mais de um tipo de vírus da dengue?

Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.

Uma pessoa que já teve dengue pode pegar novamente?

Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da dengue.

08/06/15


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال