-->

Lavras recebe mostra artística do TIM ArtEducAção

Todas as riquezas históricas, culturais e ambientais da Estrada Real serão o tema da Mostra Artística do TIM ArtEducAção em Lavras. O evento gratuito será realizado no dia 29 de outubro, às 20h, no Ginásio da Selt. Com enredo inspirado no livro “Um verso a cada passo - a poesia na Estrada Real”, de Ângela Leite de Souza, os alunos das oficinas de dança, percussão, hip hop, arte circense e arte digital estarão em perfeita harmonia para a apresentação da Mostra Artística, que promete proporcionar uma noite magnífica, preparada especialmente para o público.

Alunas participam de oficina do TIM ArtEducAção em Lavras. Foto: Divulgação.

Para Marcelo Soares de Andrade, diretor de teatro e idealizador do TIM ArtEducAção, as Mostras Artísticas completam o ciclo criado pelas oficinas do programa. “A realização das Mostras transcendem o melhor momento, pois é o coroamento do resultado de todo o trabalho desenvolvido com os alunos. Além de se tornar um momento de confraternização entre os alunos, arteducadores, familiares e o público que sempre estão presentes durante as apresentações. Trabalhamos com profissionais talentosos e comprometidos e é sempre bom ver o resultado de novos desafios”, conta.


O texto do espetáculo foi adaptado pela articuladora Priscila Azevedo e apresentará a importância da Estrada Real para a formação do Brasil e ainda tão pouco conhecida dos brasileiros. “O espetáculo foi montado com o objetivo de mostrar a história, a beleza, a cultura e como está a Estrada Real atualmente. Estamos entusiasmados e ansiosos para o grande dia, pois além retratar as riquezas da Estrada Real, o espetáculo marca o retorno do programa TIM ArtEducAção para Lavras. Para nós é um verdadeiro desafio que será concluído com louvor e com muita alegria pelos alunos e arteducadores”.

Para Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora Executiva do Programa TIM ArtEducAção, a Mostra Artística é um momento ímpar e essencial para os envolvidos, pois a cada ano eleva a qualidade das apresentações em cada cidade. “Todos esperam com grande expectativa o início do circuito das Mostras, pois elas proporcionam momentos que misturam todos os sentimentos e emoções em prol das apresentações artísticas. A evolução dos trabalhos da cenografia digital nas cidades está abrindo um novo leque de possibilidades até então desconhecidas. Os resultados serão belíssimos e prometem emocionar o público”, afirma.

Em 2015, o TIM ArtEducAção comemora 14 anos de resultados positivos e engrandecedores. Durante esse período, cerca de 65 mil alunos em Minas Gerais já foram atendidos pelas oficinas do programa. As apresentações das Mostra Artísticas sempre foram um sucesso em todas as cidades, ao longo desses anos, cerca de 150 espetáculos foram apresentados para mais de 100 mil pessoas.


Para a Secretária de Cultura de Lavras, Deborah Rezende Medeiros Cardoso, o retorno do TIM ArtEducAção para a cidade reforça a importância do programa para a formação das crianças e adolescentes. “O TIM ArtEducAção transforma vidas! Essa é a melhor definição do programa, que é de grande importância para Lavras, pois atendem cerca de 250 “famílias” por meio dos alunos que participam ativamente das oficinas oferecidas pelo TIM ArtEducAção. E a Mostra Artística é culminância do resultado de um trabalho desenvolvido diariamente pelos alunos e arteducadores que se sente realizados com a conclusão do ciclo. Estamos com uma grande expectativa e felizes com a realização da Mostra Artística em Lavras, que proporcionará momentos memoráveis para todos”.

Em Lavras, 250 vagas são ofertadas para alunos de escolas da rede pública, direta e indiretamente, para as oficinas de dança, percussão, hip hop, arte circense. O programa TIM ArtEducAção é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Cultura, ALAC (Associação Lavrense dos Artesãos e Arte Culinária) e Secretaria Municipal de Esporte.

Mostras Artísticas

As mostras são realizadas nas cidades atendidas pelo Programa, ao final de cada semestre. Os espetáculos reúnem os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores de todas as oficinas e incentivam a formação de público ao final de cada ciclo do projeto. Os temas são variados e muitas vezes valorizam a literatura brasileira, as manifestações culturais e folclóricas de todo o país e histórias das cidades. Além de premiar e reconhecer o esforço dos alunos e arteducadores, incentiva o ingresso de novos alunos no TIM ArtEducAção e mostra aos familiares e à cidade o trabalho desenvolvido pelas oficinas artísticas.

O evento já faz parte do calendário cultural dos municípios. No palco, os jovens vivenciam a experiência singular de fazer parte de um espetáculo. E, na plateia, os familiares, amigos e comunidade ficam empolgados com os resultados obtidos.


Serviço

Mostra Artística TIM ArtEducAção – Estrada Real “Um verso a cada passo”
Data: 29/10/2015

Local: Ginásio da Selt (Rua João Pomárico, s/n)

Horário: 20h

Entrada franca, sujeita à lotação.

22/10/15

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: