-->

Lavras inicia o ano com 11 casos confirmados de dengue

A Prefeitura de Lavras, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, divulgou terça-feira (02), uma nota referente ao mês de janeiro/2016 de combate ao Aedes Aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya).

Segundo a assessoria do prefeito Silas Pereira, em janeiro foram notificados 21 casos suspeitos de dengue no município. Destes, 14 eram referentes a moradores de Lavras, enquanto 7 casos eram relativos a moradores de outras cidades que foram devidamente atendidos pelo serviço de Saúde municipal.

Os pacientes são das cidades de Bom Sucesso, Luminárias, Perdões, Nepomuceno (02 casos), Belo Horizonte e Itapecerica. Ainda segundo a prefeitura, dos 14 casos de pacientes de Lavras, 11 são positivos.

Em  2015, 5.688 pessoas pegaram a doença na cidade. A preocupante realidade provocada pela comprovada presença do mosquito em Lavras aumentou o estado de vigilância.

 Uma das maiores dificuldades dos agentes de saúde é o combate aos focos de mosquitos que estão dentro de residências, onde 80% dos criadouros foram encontrados.  A prefeitura intensificou as ações contra o Aedes aegypti e o morador que não colaborar poderá ser multado. A multa para quem não colaborar no combate ao mosquito é de no mínimo R$ 150, mas esse valor sobe de acordo com o número de focos encontrados e se o morador for reincidente.

MP permite entrada de agentes em locais suspeitos

Para ampliar a capacidade de combate ao Aedes aegypti, o governo federal editou a Medida Provisória nº 712, ampliando os poderes das autoridades de saúde de âmbito federal, estaduais e municipais no combate ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika. Uma das principais novidades da MP é a possibilidade de ingresso forçado em imóveis públicos e privados considerados abandonados ou em situação de ausência do responsável.

O ingresso em imóveis fechados será realizado após avaliação das autoridades de saúde, quando a ação for considerada essencial para o combater focos do mosquito. A MP foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º) e já está em vigor .


02/02/16

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: