-->

Lavras antecipa campanha de vacinação para combater H1N1

O Secretário de Municipal de Saúde de Lavras, José Mourão Lasmar,  anunciou na manhã desta sexta-feira (8) que a campanha de vacinação da gripe A (H1N1) será antecipada na cidade. Na próxima semana a prefeitura receberá um lote com cerca de 9 mil doses da vacina contra a doença, para imunizar prioritariamente os grupos de risco, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário, a perspectiva é de que as doses da vacina cheguem à Lavras até a próxima sexta-feira, dia 15. “Nós definimos um cronograma inicial. Logo que chegarem as vacinas, de imediato já teremos uma logística preparada para estarmos efetivamente vacinando toda a população dos grupos de risco”, afirmou.

Até esta sexta-feira, 8 de abril, já foram notificados em Lavras 17 casos de H1N1. Destes, existe um caso confirmado e dois óbitos em investigação na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte. Dos 16 casos que ainda estão sendo investigados, 3 são de pacientes de outras cidades que entraram na rede hospitalar do município. Em Lavras a Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou as atividades preventivas com distribuição de materiais informativos e palestras em hospitais, escolas, empresas e universidades.

Quem deve receber a vacina

Os grupos de risco incluem gestantes; funcionários de saúde que trabalham diretamente com atendimento para influenza nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF's), postos de saúde, Ambulatórios Médicos Especializados (AME's), pronto-atendimentos e hospitais. Também serão imunizadas as crianças de 6 meses e menores de 5 anos; mulheres até 45 dias pós-parto, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos - pessoas com asma, cardiopatas, diabéticos, portadores de HIV e pacientes renais. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também deverão ser imunizados.

Para receber as doses os pacientes deverão apresentar o relatório médico. As salas de vacina estarão abertas de 8h às 17h, nos seguintes locais: Posto Chacrinha ; PSF1 Novo Horizonte; PSF2 Lavrinhas; PSF 3 Cohab; PSF 4 Serra Verde; PSF 5 Vale do Sol; PSF 7 Jardim Floresta; PSF 9 São Vicente; PSF 10 Zona Rural; PSF 11 Paulo Henrique Celani; PSF 12 Jardim Glória; PSF 13 Cruzeiro do Sul; PSF 15 José Cicarelli e PSF 17 Dirceu de Castro Rezende.

Prevenção

Para controlar a gripe, a prevenção continua sendo o melhor caminho. As recomendações são medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

╝ Leia também:
Uaitec abre inscrições
para cursos gratuitos
em Lavras
Sesc realiza ações na Semana da Saúde
em Lavras
Emprego não mostra sinais de recuperação em Lavras

08/04/16

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: