-->

Cemig e UFLA lançam livro voltado para a educação ambiental

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, por meio do Programa Peixe Vivo, e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) lançam o livro “Pescadores do Saber”, fruto do projeto desenvolvido em parceria pelas instituições. O lançamento acontece na próxima terça-feira (7), às 19 horas, no campus Universitário Ufla, em Lavras.

O Projeto Pescadores do Saber abordou a problemática ambiental do planeta junto a escolas do ensino fundamental da rede pública do Sul de Minas, resgatando os valores sociais e o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente. Iniciado em 2011, o projeto é uma parceria do Laboratório de Ecologia de Peixes da Ufla com o Programa Peixe Vivo. O objetivo é estimular a curiosidade e observação dos ambientes aquáticos continentais, através de práticas educativas junto às escolas públicas de Lavras e região.

O livro é resultado desse trabalho e serve como canal importante para divulgação da metodologia adotada pelo projeto e seus impactos sobre alunos e professores. A versão eletrônica do livro também está disponível no site do Peixe Vivo.

26 anos de parceria

Em 1990, teve início a parceria entre Cemig com o Departamento de Biologia da Ufla. Naquele ano, foi firmado o primeiro convênio entre UFLA e Cemig, para atender às demandas ambientais no entorno de reservatórios das usinas hidrelétricas da Cemig.

Atuando em conjunto, empresa e universidade criaram o Centro de Excelência em Matas Ciliares (Cemac), localizado no campus da universidade. "Nestes 26 anos, foram publicadas diversas teses de mestrado e doutorado, além da divulgação dos trabalhos, derivados dessa parceria, em congressos, livros e revistas especializadas", afirma o superintendente Ênio Marcus Brandão, superintendente de Gestão Ambiental da Cemig.

"A Ufla é uma instituição tradicional de ensino e pesquisa reconhecida internacionalmente, em particular no campo das ciências agrárias", comenta. "Por isso, a Cemig busca o desenvolvimento de parcerias que permitam a geração de conhecimento por meio de equipes multidisciplinares de professores, auxiliados por técnicos da empresa, que são compartilhados com toda a sociedade", finaliza o superintendente.

03/06/16

Fonte: Ascom Cemig

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: