-->

Sede da etapa estadual do JEMG, Lavras comemora resultados positivos

 Lavras pode ser considerada a capital do esporte escolar de Minas Gerais em 2016. Após sediar, entre 11 e 16 de julho, a disputa das modalidades individuais e paralímpicas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, que contou com a presença de cerca de 4500 alunos-atletas, a cidade se prepara agora para receber as disputas das modalidades coletivas.

Presença de alunos-atletas na cidade deve movimentar a economia local. Foto:Tiago Ciccarini/Feemg
A expectativa é de que 1600 alunos de 144 escolas públicas e privadas de 101 municípios mineiros participem da competição, que acontece na próxima semana, de 1º a 7 de agosto. A cerimônia oficial de abertura da etapa será realizada no dia 2 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Ginásio do Lavras Tênis Clube – LTC (Rua Costa Pereira, s/nº, bairro Centro).

JEMG movimenta a economia

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Lavras, Ricardo Pacheco, o JEMG é uma grande oportunidade para o desenvolvimento esportivo e econômico da cidade. Pacheco comentou que a execução das modalidades individuais e paralímpicas injetou cerca de 2 milhões de reais no comércio local.

Com a realização das coletivas, agora, e das individuais, a estimativa é que movimentemos um total de 5 milhões de reais com o evento, o que é muito positivo para a economia de Lavras. Além disso, é uma chance de incentivar a prática esportiva em nossa cidade, já que possuímos vagas garantidas na estadual, em razão de sermos a sede”, Ricardo Pacheco, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

Esporte nos quatro cantos da cidade

Ao todo, 12 espaços serão utilizados pelo JEMG, o que levará o esporte a diferentes regiões de Lavras. O Ginásio Edimilson Bosco Chitarra, no bairro São Vicente, será a casa do basquete módulo I (para alunos de 12 a 14 anos), enquanto o Ginásio II da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no bairro Kennedy, recebe as disputas do módulo II (para alunos de 15 a 17 anos). A UFLA recebe também as competições de handebol módulo II e vôlei de praia, ambas no Ciune.

No Centro estarão concentrados os jogos de futsal módulo II e peteca (ginásio, quadras 1 e 2 do Lavras Tênis Clube – LTC), vôlei módulo II (ginásio da Associação Atlética Ferroviária) e vôlei de praia (quadra da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo – SELT).

A competição do futsal do módulo I acontece no ginásio do Instituto Presbiteriano Gammon, no bairro Esplanada, e do handebol, no mesmo módulo, no ginásio do Colégio Tiradentes, no Jardim Floresta. O vôlei módulo I será realizado no ginásio do Clube ABR Cofap, no Distrito Industrial.

O programa

O Minas Esportiva/JEMG é um programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
Os Jogos são disputados em quatro etapas, sendo elas: municipal, microrregional, regional e estadual. A atual edição, que atingiu o número recorde de 815 municípios inscritos, pela primeira vez terá as modalidades skate e rúgbi, praticadas em caráter de demonstração.

Além de indicar os campeões no estado, o JEMG também seleciona os representantes mineiros para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude. Dividida em duas etapas – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, a competição deste ano será sediada em João Pessoa/PB, nos meses de setembro e novembro, respectivamente. Também em novembro, a cidade de São Paulo/SP sediará as Paralimpíadas Escolares, que contam com alunos indicados pelo JEMG.

29/07/16

* Com informações da Agência Minas

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: