-->

Colinha para votação já está disponível para o eleitor

No dia 2 de outubro, mais de 15 milhões de eleitores em todo o Estado devem ir às urnas votar para vereador e prefeito, nessa ordem. Para facilitar ao eleitor e agilizar o tempo dele na cabine de votação, o TRE disponibiliza no site e na maioria dos cartórios eleitorais uma “colinha” (formato PDF), que está dentro do link “Guia do Eleitor”. Basta o eleitor escrever os números de seus candidatos e levar a colinha com ele no dia da eleição.

È importante que o eleitor fique atento à ordem correta da votação e também que espere aparecerem os dados do candidato escolhido na tela (foto, nome, número, partido) para confirmar o voto. Há casos de eleitores que erram a ordem, votando para prefeito no lugar de vereador e vice-verso e depois culpam a urna pela suposta folha.

Para consultar o número dos candidatos, o eleitor pode acessar o sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Lá também estão disponíveis outras informações do candidato, como o seu partido, a coligação, declaração de bens, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito) e detalhes das prestações de contas. É mais uma oportunidade de o eleitor conhecer melhor os candidatos e decidir em quem vai votar.

Simulador de votação

Além de deixar a “colinha” pronta, o eleitor também pode se preparar para o dia 2 de outubro por meio do Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Lá, o eleitor pode treinar a votação para vereador e prefeito como se estivesse em uma urna eletrônica de verdade.

Antes de iniciar a votação simulada, o internauta deve selecionar se simulará o primeiro ou o segundo turno da eleição. Após esta etapa, será aberta uma urna digital com um teclado virtual idêntico ao teclado real da urna eletrônica, contendo, inclusive, as opções para voto em “BRANCO”, “CORRIGE” e “CONFIRMA”. Até o sinal sonoro emitido pelo simulador após a confirmação do voto é idêntico ao som emitido pela urna eletrônica. Por fim, caso o eleitor queira, uma nova simulação pode ser iniciada; basta clicar no link “nova simulação”.

O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. Na relação constam cinco partidos (dos Esportes, dos Ritmos Musicais, das Profissões, das Festas Populares e do Folclore), cada um com cinco candidatos a vereador e um a prefeito, com seu respectivo vice. Na hora da votação, é possível navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da imagem da urna.

20/09/16

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: