-->

‘Cine Sesc’ de abril propõe reflexão sobre envelhecimento

A experiência de envelhecer e as sutilezas apreendidas durante a vida que resignificam a existência. Essa é a abordagem do ciclo de abril do Cine Sesc em Lavras.

Em outros grupos de sociedades antigas, sobretudo orientais, o ancião/anciã sempre ocupava uma posição digna e era sinônimo de forte aspiração. Os idosos têm intensa atuação nas decisões importantes de seus grupos sociais, especialmente nos destinos políticos. Na China e no Japão, a velhice é sinônimo de sabedoria e respeito.

Um recorte de quatro filmes fomentam as discussões sobre a inerência de envelhecer. “Girimunho”, filme mineiro de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, é um bonito registro sobre vida, morte, lembranças e transformação. “O fim e o princípio” de Eduardo Coutinho, nos oferece a experiência do mestre documentarista por meio de um olhar sutil e sensível para personagens do sertão da Paraíba, que nos contam suas histórias marcantes. As sessões começam nesta sexta (7).

Confira a programação:
7/4 : A grande beleza
Paolo Sorrentino | Itália | 2013 | 127min | Classificação 14 anos

A história de um jornalista já idoso, que amargamente relembra sua apaixonada e perdida juventude. Em Roma, durante o verão, o escritor Jep Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance 'O Aparelho Humano', escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade e os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.



14/4 : O artista e a modelo
Fernando Trueba | Espanha | 2012 | 105min | Classificação 14 anos

Marc Cros, um escultor idoso, vive com sua esposa Lea, no sul da França, a salvo da guerra que se trava a distância. Ele parece estar chegando ao fim de sua vida e da sua arte. Um dia sua esposa dá abrigo a uma bela jovem espanhola, fugida da guerra de seu país, chamada Mercé. Marc logo entende que a garota que concorda em posar para ele, inspira-o e ele não tem escolha a não ser embarcar nesta última artística (e sensual) aventura...



21/4 : Girimunho
Clarissa Campolina, Helvécio Marins | Brasil | 2013 | 90min | Classificação 12 anos

No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho.



28/4 : O fim e o princípio
Eduardo Coutinho | Brasil | 2005 | 110min | Classificação 12 anos

Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.


Sobre o ‘Cine Sesc’

O Cine Sesc é uma iniciativa que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Realizado em espaços de cinema não convencionais, o projeto é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

Evento: 'Cine Sesc' - 'A Sutileza da Experiência'
Hora: 18h
Local: Sesc Seviços Lavras
Rua Otacílio Negrão de Lima, 344, Centro
Informações: (35) 3826-4424
Sessões gratuitas. Sempre às sextas-feiras.


05/04/17

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: