-->

Lavras sedia edição do Startup Weekend

Evento, que conta com a parceria do Sebrae Minas, tem o objetivo de fomentar o mercado inovador das startups no Brasil

Sebrae de Lavras promove startup weekend
As startups são negócios de base inovadora, desenvolvidos a partir de oportunidades identificadas no mercado e com possibilidade de rápida expansão. Empreendimentos com esse perfil buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, com foco na elaboração de modelos de negócios que alcancem um grande número de clientes e gerem lucros, sem que haja um aumento significativo dos custos.

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em número de startups, atrás apenas de São Paulo. São 365 startups, algo em torno de 9% do total nacional.

Com o intuito de fomentar o mercado inovador das startups em Lavras, o Sebrae Minas, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e demais parceiros promovem o Startup Weekend, evento criado por uma instituição sem fins lucrativos e promovido por empreendedores voluntários durante um final de semana. Em 54 horas de imersão no universo do empreendedorismo, os participantes fazem seus pitchs, que são apresentações objetivas e compactas em sequência, para, após, formarem times. A partir de então, com a ajuda de mentores e por meio da construção do Canvas (modelo de negócios), os empreendedores irão trabalhar suas ideias que serão apresentadas a uma banca de jurados. Aqueles que mostrarem maior potencial de negócio e escalabilidade terão a oportunidade de expor sua ideia a um grupo de investidores e empreendedores de sucesso. Uma delas será premiada ao final do evento.

Todas as ações do Startup Weekend são apoiadas pelo “Google for entrepeneurs”, sob a coordenação da Techstarts. O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto, cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Os eventos, que já foram realizados em aproximadamente 100 países e contribuíram para a criação de mais de oito mil startups, seguem um modelo básico que visa abrir espaço para qualquer pessoa expor a sua ideia e receber o feedback de outros participantes.

De acordo com a analista do Sebrae Minas em Lavras, Glaucya Jerusa Souto Vale, o Startup Weekend é uma experiência única na qual empreendedores têm a oportunidade de ampliar as redes de contatos e descobrir se suas ideias são viáveis.
Nossa região é destaque nacional na criação de startups, com várias empresas que já alcançaram o sucesso. O Sebrae Minas é um grande incentivador de ações como o Startup Weekend, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, além de ser uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trocar experiências”, Glaucya Vale.
Para a responsável pela organização do Startup Weekend na Ufla, Bruna Caroline, que acredita no empreendedorismo como uma forma de impacto socioeconômico, realizar o evento em Lavras é uma forma de envolver mais pessoas no movimento de startups, de ensiná-las sobre as várias ferramentas para que possam começar a empreender e, ainda, criar a oportunidade para que façam um networking com pessoas certas e experientes. “O Startup Weekend Lavras é uma experiência de transformação, diferente de todos os eventos que ocorrem na cidade, com muita ideação, desenvolvimento de modelo de negócios, pitch e vivências empreendedoras”, avalia.

 ■ Leia também:

Mulher cai em buraco de 6 metros no Jardim São Paulo
Uma mulher caiu em um buraco com cerca de 6 m de profundidade no bairro Jardim São Paulo, em Lavras. 
CEDET comemora o aniversário de 24 anos
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) está completando 24 anos de existência em Lavras.
30/05/17

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: