-->

UFLA e prefeitura de Lavras firmam parceria

Modelo de uma estrutura credenciada como hospital-dia é inédito no Sul de Minas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou parceria com a prefeitura do município para a construção e manutenção de um Hospital-Dia Universitário, a ser instalado no imóvel de propriedade da UFLA na Zona Oeste da cidade – onde funcionava o antigo Hospital do Coração. A unidade terá 100% dos atendimentos voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O modelo de uma estrutura credenciada como hospital-dia é inédito na região e inclui atendimentos de consultas médicas especializadas, exames de apoio diagnóstico especializados e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas.

De acordo com dados da prefeitura, grande parte das cirurgias feitas hoje pelo SUS no município pode ser classificada nessa modalidade. Dessa forma, a estrutura permitirá atender a uma demanda importante da população, com elevação significativa na qualidade dos serviços prestados e redução da sobrecarga dos hospitais da cidade, permitindo que eles se dediquem fortemente aos procedimentos de maior complexidade.

Local onde será construído o Hospital-Dia Universitário
Hospital-Dia Universitário será construído no terreno onde funcionava o antigo Hospital do Coração. Foto UFLA divulgação

Pela parceria, a UFLA ficará responsável especialmente pela construção da área física, aquisição de equipamentos especializados e custeio de atividades acadêmicas envolvidas. A prefeitura contribuirá com equipamentos básicos, profissionais técnicos para atendimento e custeio dos serviços prestados à população. Uma comissão foi nomeada pelo reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, para dar andamento às várias fases necessárias para concretização do empreendimento: definição do projeto arquitetônico, encaminhamentos para licitação e contratação da obra, desenvolvimento de estudos e planejamentos que identifiquem as necessidades de saúde da comunidade para contemplação no projeto.

Além do benefício direto à população, o hospital-dia terá papel de impacto para as atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, notadamente Medicina, Nutrição e Educação Física.

Será um espaço rico para a complementação da formação de nossos estudantes, com foco sobre a humanização dos atendimentos e a valorização extrema do ser humano”, José Roberto Scolforo.
O reitor ressalta que a unidade já nasce tendo por princípio a oferta de um serviço de alta qualidade ao cidadão, seguindo o histórico de excelência que marca o percurso da UFLA e sua atuação nas ciências agrárias. “O ponto determinante para nós nessa iniciativa é que estejamos construindo um atendimento de saúde de ponta não só em sua qualidade técnica, mas principalmente no alto padrão de relacionamento que manteremos com cidadãos de todas as classes sociais, garantindo que todos sejam atendidos com a mesma dedicação, desde um andarilho até as pessoas mais favorecidas que usam o SUS.”

Para o prefeito de Lavras, José Cherem, a soma de esforços das duas instituições para a construção e manutenção de um hospital-dia traz ganhos importantes, como meios mais adequados para a captação de recursos, melhoria na qualidade do atendimento à população, melhoria da capacidade administrativa, diluição de custos e otimização do emprego dos recursos públicos. “Será uma unidade hospitalar com características inovadoras, construída em um momento em que são registrados fechamentos de leitos em outros locais do País – o que nos coloca em posição diferenciada frente ao momento de crise pelo qual passa o Brasil. Preencheremos uma lacuna hoje existente na saúde pública de Lavras. Sabemos que a demanda na área é infinita, mas o avanço que se promove com esse hospital-dia é fundamental para melhor atender às pessoas que mais necessitam de cuidados”.

Fonte: Ascom UFLA

 ■ Leia também:

Lavras sedia edição do Startup Weekend
As startups são negócios de base inovadora, desenvolvidos a partir de oportunidades identificadas no mercado.
Codemig cancela linha aérea entre Lavras e Belo Horizonte
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais cancelou a linha aérea entre Lavras e Belo Horizonte. O trajeto havia sido inaugurado em novembro do ano passado.
02/06/17


Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: