-->

UFLA anuncia cronograma do Processo de Avaliação Seriada

Provas da 1ª e 2ª etapa serão nos dias 18 e 19 de novembro; terceira etapa leva em conta as notas do Enem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Diretoria de Processos Seletivos, publicou os editais das etapas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) que ocorrerão em 2017. Os editais contêm informações para a realização das inscrições e das provas da primeira e da segunda etapa do PAS serão aplicadas nos dias 18 e 19 de novembro.

Os exames serão aplicados nas cidades de Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia. Os participantes responderão questões de disciplinas de acordo com o ano que cursam.

As inscrições estarão abertas de 15 de agosto a 18 de setembro, pelo site do PAS. A taxa de inscrição é de R$115,00 para a primeira e segunda etapa; e de R$60,00 para a terceira etapa. Para efetuar a inscrição, é imprescindível que o candidato esteja inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Também é necessário ter um documento de identidade, tal como: carteiras expedidas por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpo de Bombeiros Militares; carteiras expedidas por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal, desde que contenham fotografia e o número da identidade que lhes deu origem; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/1997); Carteira de Trabalho; ou Passaporte (dentro do prazo de validade).

Pedido de isenção da taxa de inscrição

Antes do período de inscrições, de 7 a 14 de agosto, ocorrerá o prazo para requerer isenção da taxa de inscrição. Terão direito a esse benefício aqueles candidatos que comprovarem cumulativamente: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e estar cursando ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Para solicitar, o candidato deverá acessar a área de inscrições da sua etapa, na opção “Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição”, onde deverá se inscrever, seguindo os procedimentos descritos no respectivo edital. O resultado do pedido de isenção será divulgado a partir do dia 6 de setembro no site do PAS.

Provas

As provas da 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro de 2017, nas seguintes cidades: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia. O candidato deve escolher sua cidade no ato da inscrição e o endereço completo do local de provas será indicado no Comprovante de Inscrição.

Já a terceira etapa é correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, ao se inscrever na terceira fase do PAS, o candidato deverá fornecer o seu número de inscrição no Enem 2017.

A pontuação geral do candidato no PAS é obtida pelo somatório das três etapas, com os seguintes pesos: 25% para a primeira; 35% para a segunda; e 40% para a terceira.

Acesse os editais, programas das matérias e obras literárias
O Processo

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada ao final de cada ano do Ensino Médio. As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na primeira, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na terceira etapa do processo será considerada a nota do Enem.

Os candidatos que já realizaram as duas primeiras etapas deverão fazer a inscrição para a terceira, como previsto no Edital. Nessa fase, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

A UFLA destina 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos do PAS.

Renovação da inscrição

O candidato do PAS deve renovar sua inscrição em cada uma das etapas, em datas divulgadas pela DIPS. A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do grupo no qual estiver inscrito. O candidato da terceira etapa, além de renovar sua inscrição nessa última etapa, precisa estar inscrito no Enem.

Ao se inscrever para a primeira etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Durante a inscrição, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

  • Confira as obras literárias PAS 2017 UFLA

PAS 1ª ETAPA (Grupo XIX – Triênio 2018-2020)

-Poemas Escolhidos de Gregório de Matos
-Cartas Chilenas- Thomás Antonio Gonzaga

PAS 2ª ETAPA (Grupo XVIII – Triênio 2017-2019) 


-Juca Pirama - Gonçalves Dias
-Papéis avulsos - Machado de Assis
-Senhora - José de Alencar

Vagas reservadas

Em cumprimento à Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), a UFLA reservará 50% do total das vagas ofertadas para o PAS Terceira Etapa (GRUPO XVII / Triênio 2016-2018), por curso, para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A distribuição das vagas reservadas será feita em 8 grupos, descritos no edital da 3ª etapa.Para mais informações, acesse os editais do PAS.

 ■ Leia também:

Prefeitura entrega chaves do Residencial Vista do Lago
A Prefeitura de Lavras entregou nesta segunda-feira (19) as chaves das 400 moradias do Residencial Vista do Lago, na região norte da cidade. 
Atendimento biométrico abrange seis municípios na região de Lavras
Mais 54 municípios mineiros – entre eles Carrancas, Itumirim, Itutinga, Ingaí, Nepomuceno e Perdões – passam a ter o recadastramento biométrico ordinário a partir desta semana.
21/06/17

*Fonte: Ascom Ufla

Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: