-->

Vacina contra HPV é estendida para homens e mulheres de até 26 anos

Imunização será oferecida por tempo determinado, a partir desta terça-feira (22), por recomendação do governo federal

Vacina contra HPV em Lavras
Público na faixa entre 15 e 26 anos pode vacinar-se contra o HPV.
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
A partir desta terça-feira (22), homens e mulheres com idade entre 15 e 26 anos também poderão receber doses de vacina contra o HPV em Lavras. A Secretaria Municipal de Saúde decidiu aderir à orientação federal de evitar o desperdício de doses que vencem em 4 de setembro.

Jovens entre 15 e 26 anos, homens e mulheres, já podem receber a vacina contra HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É só procurar o PSF mais próximo de 8h às 16h.

As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.

A decisão do Ministério da Saúde de ampliar o público da vacinação veio após reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, dos estados e dos municípios. O objetivo é evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques.

A pasta alega que, apesar das campanhas de divulgação sobre a importância da imunização, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta de 80%.

22/08/17

Gostou? Então compartilhe!

Tags: ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: