-->

Lavras sediará encontro sobre o Girassol

Simpósio sobre girassol em Lavras - O Lavrense
Cadeia produtiva do girassol estará em debate em Lavras. Foto: Simone Reis.
A EPAMIG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove, nos dias 24 e 25 de outubro, a 22ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o 10º Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol, no campus da UFLA, em Lavras.

O evento vai discutir os resultados de pesquisas e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, definir prioridades e estabelecer parcerias junto à transferência de tecnologia do produto nas diferentes regiões do Brasil.

O pesquisador da EPAMIG, Elifas Nunes de Alcântara, acompanhado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Alexandre Magno, fará palestra sobre manejo de plantas daninhas e herbáceas em girassol. Além disso, serão abordados temas como: qualidade de óleo e sua relação com a manutenção da saúde; manejo de doenças; qualidade da torta, um co-produto do girassol, e o seu uso para silagem. O evento conta ainda com visita técnica a uma lavoura comercial de girassóis. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 18 de outubro.

Sobre o girassol

A cultura do girassol se dá no Sudeste (Minas Gerais), Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) o girassol foi semeado em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas, na safra 2016/2017.

O estado de Mato Grosso foi responsável por 54% da produção nacional da oleaginosa. De acordo com os organizadores do evento, o interesse pelo cultivo de girassol vem crescendo devido à busca por alternativas agrícolas e o interesse em óleos vegetais de melhor qualidade.

O girassol é principalmente cultivado no mundo como fonte de óleo comestível, sendo a terceira cultura anual com maior produção de óleo no mundo. E destaca-se pelas excelentes características nutricionais e funcionais à dieta humana.

Entre as culturas anuais, o girassol é responsável por 16% da produção mundial de óleo, enquanto a soja atende por 46% da produção.

Serviço:

22ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e 10º Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol – Programação
Data: 24 e 25 de outubro

Horário: 8h
Local: Universidade Federal de Lavras – UFLA (Lavras, MG)
Informações e inscrições: http://www.embrapa.br/rnpg2017

14/10/17

* Com informações da Epamig


Gostou? Então compartilhe!

Tags:

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: