-->

Justiça Eleitoral incentiva transferência de pessoas com deficiência para seções de fácil acesso

A Justiça Eleitoral lançou nesta semana uma campanha para estimular a transferência de eleitores com deficiência ou dificuldades de locomoção que quiserem votar em seções de fácil acesso nas Eleições 2018. No dia 9 de maio termina o prazo para transferências, alistamentos e regularização do título eleitoral.

Para que o eleitor tenha mais conforto no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva aqueles que tenham necessidades especiais para fazer a transferência para seções de fácil acesso. Em Minas Gerais, dentre as 50.381 seções de votação, 2.723 são seções especiais, que não possuem escadas ou barreiras. Em BH, são 307 seções onde os eleitores encontram acessibilidade.

Transferência para seções especiais pode ser feita até o dia 9 de maio
Pelo site do TRE-MG, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode se informar sobre os bairros e os locais de votação em que estão as seções de fácil acesso em sua cidade. Para se alistar ou pedir a transferência, o eleitor deve procurar seu cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral no município onde vota ou pretende votar e levar o título (se o possuir), um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.

Confira aqui todos os endereços na capital e no interior. Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Programa de Acessibilidade

Em 2012, foi instituído o Programa de Acessibilidade na Justiça Eleitoral (Resolução nº. 23.381/TSE), com o objetivo de implementar, gradualmente, medidas para remoção de barreiras que dificultem o exercício do voto pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Resolução prevê, dentre outras orientações, que os locais de votação sejam monitorados periodicamente, e que os mesários recebam orientações, no treinamento, para auxiliar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, a resolução garante que o eleitor com necessidades especiais receba ajuda de pessoa de sua confiança durante a votação.

Atualmente, há em torno de 53 mil eleitores com deficiência registrados no cadastro eleitoralem Minas Gerais, sendo aproximadamente 8 mil deles sóem Belo Horizonte.

Campanha final do prazo para alistamento

Além da campanha de acessibilidade, já está disponível o material da campanha desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para lembrar o prazo final para regularizar e tirar o título de eleitor. Para conseguir votar nas eleições deste ano, o cidadão deve regularizar a situação até o dia 9 de maio. A campanha começará a ser veiculada nas principais emissoras de rádio e de televisão nesta segunda-feira (19).

19/02/18

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: