Professora Antonia Figueira recebe prêmio na 3ª edição do Top Ciencia

A professora Antônia dos Reis Figueira (foto), do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi contemplada com o Prêmio BASF – Top Ciência – 2007.

Nesta edição, foram premiados nove trabalhos, divididos em três categorias: Produtividade, Qualidade e Fisiologia. Os autores receberam como prêmio uma visita técnica à Europa, em que terão a oportunidade de ver e trocar experiências sobre o tema fisiologia com pesquisadores de universidades e da BASF.

A BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do Brasil, realizou no último dia 22 de junho, em São Paulo, a terceira edição Top Ciência. O objetivo do evento foi estimular a pesquisa para aumento da produtividade e rentabilidade dos agricultores.

Antônia Figueira

A professora Antônia Figueira se graduou em química, em 1976, fez o mestrado em Biologia Celular e Molecular em 1980 e o Doutorado em Biologia Vegetal em 1983, ambos na Unicamp Fez um curso de aperfeiçoamento na Holanda, no período de julho a novembro de 1987, um pós doutorado na University of Illinois- USA, no período de 1992 a 1994 e outro na University of Maryland - USA, de 2000 a 2001. Ingressou na Ufla em 1982, onde trabalha no setor de Virologia Vegetal, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É coordenadora do Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais, lotado no DFP-Ufla, desde 1986, onde desenvolve trabalho pioneiro em análises e pesquisas voltadas à detecção de vírus em sementes e mudas, com ênfase em banana e batata. Foi homenageada em 2003, pela Abasmig, pelo apoio, dedicação e trabalho em prol da bataticultura mineira. Já orientou dezenas de alunos em estágios diversos, e em várias modalidades como Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Ganhadores do Top Ciência 2007:

Categoria Produtividade:
  • Antônia dos Reis Figueira, pesquisadora - de Lavras (MG).
  • Paulo Matos de Sousa Jr., consultor - de São Gotardo (MG).
  • Gisela da Silva Arduim, pesquisadora - de Passo Fundo (RS).
No Top Ciência 2007, 144 trabalhos foram inscritos e avaliados por uma banca composta por três renomados pesquisadores na área de fisiologia vegetal e mais duas pessoas do Departamento Técnico da BASF, de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade de implementação prática (aplicabilidade); Inovação da proposta; Qualidade das informações; Resultados; Fundamentação teórica versus metodologia; Cumprimento dos objetivos propostos e Fundamentação bibliográfica.

02/07/07
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال