
Desenvolvido por membros do grupo de pesquisa G-Óleo, da Universidade Federal de Lavras – Ufla, o projeto recolhe óleo de cozinha usado, recicla e transforma em biodiesel, evitando assim a poluição de rios e mananciais.

Promovido pela Universidade Federal de Lavras – Ufla, o congresso se tornou referência no setor e tem discutido alternativas viáveis para o uso do biodiesel e outros produtos que não emitem gases do efeito estufa.
Usina Móvel de Biodiesel
Foi inaugurada durante o 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, a primeira Usina Móvel de Biodiesel do País (foto).

De acordo com o engenheiro responsável, Alex Nogueira Brasil, este é um projeto didático, que será levado em escolas e propriedades rurais. “Além de ser didático, ter uma unidade produtora de biodiesel móvel possibilitará a comunidades menores produzir biocombustível, sem a necessidade de ter uma unidade própria”, explica Alex.
Com uma produção de 100 litros por hora a usina móvel estará em exposição e aberta para visitação até o final do congresso, na sexta-feira, dia 11 de julho.
10/07/08
Tags:
meio ambiente