PSDB dá como certa vitória em Lavras no próximo domingo

Segundo matéria publicada nesta quinta-feira (02), no jornal Folha de São Paulo, o PSDB dá como certa a vitória em Lavras nas eleições do próximo domingo.

O texto informa que o partido, dono do maior número de candidatos a prefeito em Minas Gerais --322--, a performance do PSDB nas maiores cidades do Estado dá sinais de que o partido pode encolher depois desta eleição, segundo análise da própria direção da legenda.


Das 28 cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes, os tucanos têm candidatos a prefeito em apenas 13 municípios. Desses, o PSDB mineiro conta como certa a vitória em apenas três cidades: Sete Lagoas, Lavras e Coronel Fabriciano. Os dirigentes tucanos levam em conta pesquisas locais e o retorno dos próprios candidatos para fazer as previsões.

A sigla já contabiliza neste ano redução de 2% no número de cabeças de chapa em relação às eleições passadas, conforme levantamento feito pelo jornal nos registros de candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2008 e 2004. O governador Aécio Neves (PSDB), segundo tucanos mineiros, optou por não adotar a tradicional política de fortalecer o partido incentivando a filiação de prefeitos e vereadores.

O secretário-geral do PSDB em Minas, Lafaiete Andrada, disse que cerca de 50 prefeitos se filiaram à legenda em cinco anos de gestão Aécio. Ele explicou que o governador não estimula a migração porque prefere "a política de estar bem com todas as legendas".

Andrada admite que o PSDB pode até eleger menos prefeitos, mas está convencido de que Aécio sairá vitorioso da eleição. "A figura dele é tão forte no Estado que Aécio está acima dos partidos."

02/10/08
Postagem Anterior Próxima Postagem