OBRAS NO AEROPORTO DE LAVRAS SEGUEM EM RITMO ACELERADO

Máquinas, caminhões e mais de 100 homens trabalham diariamente na execução das obras de reforma do aeroporto da Baunilha em Lavras.

A pista, que tem 1.500 metros de extensão por 30 de largura, está sendo reformada. Também será construído o setor contra incêndio, o terminal de passageiros, o estacionamento para aeronaves e o taxi way. O terminal poderá receber aeronaves com até 50 passageiros.


As obras, orçadas em R$10,3 milhões, estão sendo realizadas com recursos do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), cujo objetivo é dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte para impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros.

Outro fim do programa é a redução da distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto. No início do Proaero, essa distância era de 94 quilômetros, com o mais longe ficando a uma distância superior a 500 quilômetros. A meta é fazer com que a distância média seja 46,6 quilômetros, enquanto a máxima não ultrapasse os 80 quilômetros.

Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas em exercício, João Fleury, “esta ação beneficiará não só o desenvolvimento econômico do Estado, mas também a saúde das pessoas, já que um aeroporto permite o transporte mais rápido de pacientes em situação de emergência”.

A seleção dos aeroportos contemplados foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.
Postagem Anterior Próxima Postagem