EPAMIG DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TECNOLOGIA

Pesquisadores, funcionários, técnicos e bolsistas da Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas (URESM) se unem, entre os dias 19 e 25 deste mês, na realização de eventos que integram a Semana Nacional da Ciências e Tecnologia. Em Lavras, onde está localizada a sede da URESM, são parceiros da EPAMIG o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), coordenado por Marcelo Junqueira e pela direção da Escola Estadual Doutora Damina.


Estudantes também participam de demonstração do uso de Geotecnologias na pesquisa agropecuária e aprendem sobre a realização de mapeamentos, monitoramento e caracterização do ambiente de áreas agrícolas utilizando geotecnologias.

A programação inclui mostras de pesquisas e produtos da EPAMIG, palestras, distribuição de cartilhas e visitas de estudantes às fazendas experimentais, campos e laboratórios.

As atividades serão desenvolvidas nos municípios onde se localizam as Fazendas Experimentais da unidade (veja programação abaixo) e contam com a participação de outras instituições municipais.
Na Fazenda Experimental de Caldas, onde está localizado o Núcleo tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, os alunos terão oportunidade de conhecer o funcionamento de um Laboratório de Biotecnologia e mais especificamente a produção de mudas certificadas de videira, processo pelo qual se obtém garantia fitossanitária de que estão livres de pragas e doenças e também da qualidade genética das mudas.

Em Santo Antonio do Amparo, embora não tenha Fazenda Experimental, a EPAMIG também realiza eventos, uma vez que desenvolve pesquisa no local. No município, a empresa conta com o apoio do projeto social Força Café, coordenado por Magno Reis

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país, com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

PROGRAMAÇÃO

1 - LAVRAS:




Local
Data
Horário
Atividade
Responsáveis
Centro vocacional Tecnológico - CVT
22/10
13:00 as 17:00
- Palestra: O Brasil visto do espaço
- Demonstração do uso de Geotecnologias na Pesquisa Agropecuária
- Vanessa, Margarette, Helena, Tatiana (EPAMIG) – 3821-6244
- Marcelo Junqueira (CVT) – 3694-4158
E. Municipal Dra. Damina
23/10
9:00 as 17:00
- Demonstração de trabalhos de pesquisa com ácaros e cochonilhas realizados na EPAMIG
- Rogério, Marçal, Lenira (EPAMIG) – 3821- 6244
- Marcelo Junqueira (CVT) – 3694-4158
Praça Dr. Augusto Silva

25/10
9:00 as 14:00
- Mostra de pesquisas e produtos da EPAMIG para população de Lavras
NTDT e equipe de pesquisadores, funcionários e Bolsistas da EPAMIG de Lavras


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

A - Palestra: “O Brasil visto do espaço”
Nessa palestra serão apresentados os conceitos e exemplos de aplicações das seguintes geotecnologias:
- Sensoriamento Remoto

          - Sistema de Posiocionamento Global - GPS


B – Demonstração do uso de Geotecnologias na Pesquisa Agropecuária
Será demonstrado como realizar mapeamentos, monitoramento e caracterização do ambiente de áreas agrícolas utilizando geotecnologias.

C- Demonstração de trabalhos de pesquisa com ácaros e cochonilhas realizados na

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال